Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Petição quer que 365 Dni seja removido da Netflix e já tem mais de 60 mil assinaturas; entenda a polêmica do filme

Filme foi acusado de romantizar abuso sexual e sequestro

Redação Publicado em 07/07/2020, às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 365 Days (Foto: Reprodução)
Cena de 365 Days (Foto: Reprodução)

365 Dias, filme da Netflix, é alvo de diversas críticas desde o lançamento na plataforma. Baseado nos livros da polonesa Blanka Lipińska, a produção para maiores de idade conta a história de Laura, vítima de sequestro por um mafioso que recebe o prazo de um ano para se apaixonar pelo raptor.

Acusado de ser tóxico por glamourizar temas como estupro, síndrome de Estocolmo e tráfico sexual, o longa foi apontado como “irresponsável” pela cantora Duffy, vítima de sequestro e estupro há dez anos.

+++ LEIA MAIS: Porque filmes com relacionamentos abusivos e tóxicos como 365 Dias e 50 Tons de Cinza ainda ganham tanto destaque? [ANÁLISE]

Após diversas críticas por parte do público, uma petição para remover 365 Dias da plataforma ultrapassa 60 mil assinaturas em uma semana de campanha no site Change. org. “No mínimo, a Netflix deveria fornecer informação sobre consentimento, e avisos sobre toda a violência sexual contra mulheres no filme. Como não o fizeram, estão sendo irresponsáveis, negligentes e apoiam a violência sexual”, acusa a petição.

O abaixo-assinado virtual foi criado pela influenciadora Mik Zazon, vítima de abuso emocional e sexual entre 17 e 21 anos. Em relato sobre a experiência pessoal, Mik contou a dificuldade de entender a possessividade do ex-namorado como algo perigoso. "Em filmes e na cultura pop, as histórias de amor são sobre obsessão, não são amor de verdade e aprendi isso da pior maneira", contou em vídeo publicado nas redes sociais.

+++ LEIA MAIS: 365 Dias: novo ‘50 Tons de Cinza’ é um show de horror tóxico e abusivo [REVIEW]

Nesta semana, um porta-voz da plataforma de streaming explicou a decisão de manter o título no catálogo. “Acreditamos fortemente em oferecer aos nossos membros em todo mundo mais escolhas e controle sobre a experiência de assistir à Netflix”, afirmou em comunicado. “Membros podem escolher o que fazem e não fazem ao estabelecerem filtros de conteúdo em perfis”.

Acesse a petição aqui

Petição contra filme 365 Dias (Foto: Reprodução/Change.org)

+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO