Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pico do coronavírus ainda não chegou ao Brasil, alerta OMS

Segundo o UOL, o país registrou o maior número de mortes no mundo nos últimos sete dias

Redação Publicado em 02/06/2020, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Familiares de vítimas do COVID-19 no Cemitério Parque Tarumã, em Manaus (Foto: Getty Images / André Coelho)
Familiares de vítimas do COVID-19 no Cemitério Parque Tarumã, em Manaus (Foto: Getty Images / André Coelho)

Em entrevista ao portal UOL, Michael Ryan, chefe de Operações de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que a América do Sul, bastante vulnerabilizado pela covid-19, ainda não atingiu o pico de transmissão do vírus e, portanto, o mundo deve mostrar mais solidariedade ao local.

+++LEIA MAIS: Lagum, Los Hermanos, Anavitória e mais: como os artistas ajudam produtores, técnicos de som e equipe

“É difícil prever", disse o diretor sobre o pico de casos na América do Sul. “Os maiores aumentos estão no Brasil, Colômbia, Chile, Peru, México, Haiti, Argentina e Bolívia. Não acho que chegamos no pico dessa transmissão e não posso dizer quando isso será", admitiu. 

Ryan também apontou para a complexidade da urbanização como um dos fatores que podem estar ajudando na transmissão do novo coronavírus. Para ele, alguns governos têm atuado corretamente, investindo em ciência em e assumindo a questão "politicamente".

+++LEIA MAIS: Lockdown tem apoio de 60% dos brasileiros, aponta pesquisa

"Tivemos respostas diferentes. Vemos bons exemplos de governos que adotaram uma estratégia ampla, dirigidos pela ciência. Em outras situações, vemos a ausência e fraqueza nisso", disse ele. "Precisamos focar nosso trabalho em apoiar a América Central e Sul. Ninguém estará seguro até que todos estejam seguros."

De acordo com o UOL, o Brasil registrou o maior número de novos casos da covid-19 e de mortes no mundo nos últimos sete dias. Dados da OMS indicaram que o Brasil somou 6.821 mortes na última semana. 

+++LEIA MAIS: São Paulo terá cinema drive in, durante quarentena, no Memorial da América Latina

No último domingo, 31, o Ministério da Saúde atualizou os números do país, apontando para 514.849 diagnósticos. No mesmo dia, todos os países da UE somaram 20 mil novos casos da covid-19. Somente no Brasil, foram 33 mil. No mundo, foram 119 mil.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE