Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pink Floyd processa sua própria gravadora

Grupo inglês, segundo mais lucrativo do selo, acusa EMI de erro no pagamento de royalties

Da redação Publicado em 20/04/2009, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Pink Floyd abriu um processo contra a EMI - sua gravadora desde 1967. De acordo com o jornal inglês The Observer, a banda alega não ter recebido o valor correto em royalties pelos discos lançados ao longo da parceria.

Sem divulgar o valor exigido, o grupo inglês estaria há três anos tentando negociar os pagamentos devidos, segundo informantes da indústria musical. Atrás apenas do conterrâneo Beatles em termos de vendas, o grupo atualmente liderado pelo guitarrista David Gilmour teria entrado em choque com Guy Hands, presidente do fundo de investimentos Terra Firma - que arrematou a EMI, em 2007, por 3,2 bilhões de libras (R$ 10,2 bi), incluídas 2,5 bilhões de libras (R$ 8 bi) em dívidas.

Especula-se que tomada das rédeas pelo Terra Firma tenha provocado a debandada de artistas do terceiro maior selo musical do mundo, como Radiohead e Paul McCartney. O corte de custos virou uma das preocupações capitais de Hands à frente da EMI.

Hoje, a gravadora tem em seu catálogo artistas como Beatles, Arctic Monkeys e Coldplay.