Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pink Floyd teve alguma música no topo das paradas dos EUA?

Ainda que consagrados por produzirem alguns dos discos mais clássicos da história, o grupo não foi um nome comum no topo das paradas norte-americanas

Redação Publicado em 20/02/2020, às 11h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pink Floyd (Foto: Divulgação)
Pink Floyd (Foto: Divulgação)

Pink Floyd é uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. O grupo foi responsável por produzir dois dos discos mais clássicos da história: The Dark Side of the Moon e o The Wall.

Porém, independente de todo o sucesso e impacto, eles não foram o tipo de banda que liderou o topo das paradas norte-americanas. Isso se deve ao fato de que, diferentemente de outros clássicos do rock como os Rolling Stones e Queen, Pink Floyd criou vários álbuns que foram designados para serem consumidos na totalidade. 

The Wall, por exemplo, que completa 41 anos em 2020, não recebeu imediatamente a atenção que tem hoje. O diferencial é que, mesmo com a recepção mista, o disco foi responsável por gerar o único hit pop número um da história do Pink Floyd, "Another Brick in the Wall, Pt. 2".

+++ LEIA MAIS: De Pink Floyd a Black Sabbath: Os 15 piores nomes originais de bandas famosas [LISTA]

+++ LEIA MAIS: "Não acho que haja espaço para uma banda ser o novo Pink Floyd", diz produtor que trabalhou com o grupo a partir dos anos 1980 [ENTREVISTA]

É claro que "Another Brick in the Wall" está longe parecer com qualquer música que havia sido lançada na época. É uma faixa sombria, com vocais estridentes e assuntos incomuns. Mas ela possui elementos altamente comerciais. 

Com uma base incrível e divertida, a música tem bastante rock para torná-la interessante para os fãs do gênero clássico. Além disso, na década de 1970, existia uma forte divisão entre os fãs de rock e de disco, então, uma música que unia os dois gêneros - e agradava ambos os públicos - certamente seria um sucesso nas rádios. 

+++ LEIA MAIS: 6 bandas que sobreviveram à mudança de vocalista: de Pink Floyd a Black Sabbath

Um hit de rádio, porém não apenas isso, "Another Brick in the Wall" foi uma peça essencial do disco e que é frequentemente visto como o maior trabalho do Pink Floyd. Roger Waters, integrante da banda, disse que "The Wall é minha melhor conquista musical", e muitos fãs concordam. 

Diferente da maioria dos hits, a faixa - e o disco - também se destaca por ser amplamente reconhecido quatro décadas depois. O que é um ótimo teste para validar uma ótima obra. 


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA