Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pinturas e anotações de Kurt Cobain estampam coleção de roupas lançada por Frances Bean Cobain

A coleção chamada 'Kurt Was Here' é uma homenagem aos 25 anos de morte do cantor

Tim Chan, Rolling Stone EUA Publicado em 10/09/2019, às 07h27 - Atualizado às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coleção de roupas inspiradas em Kurt Cobain. (Foto: Reprodução)
Coleção de roupas inspiradas em Kurt Cobain. (Foto: Reprodução)

Desde a morte de Kurt Cobain em 1994, o cantor foi homenageado inúmeras vezes em livros ou álbuns de tributo. Desta vez, o líder da banda Nirvana foi tema de uma coleção de roupas inspiradas nos desenhos, pinturas e anotações pessoais do músico. Francis Bean Cobain, filha do ícone grunge, foi a responsável pela curadoria das obras estampadas nas camisetas e moletons da coleção chamada "Kurt Was Here".

O projeto é uma colaboração entre a The End of Music; LLC, que cuida do patrimônio artístico do cantor, e a Live Nation Merchandise.

Com peças limitadas, a coleção está disponível em duas lojas físicas, uma em Nova York e outra em Londres. Ela também pode ser adquirida por meio do site oficial do músico: KurtCobainShop.com. Mais de 50 peças unisex e de tamanho único compõem o conjunto e nenhuma obra foi alterada no processo de criação.

Apesar de ser pouco ativa nas redes sociais e recusar entrevistas, Francis Bean se tornou a gestora exclusiva da entidade comercial do músico depois que Courtney Lovedeixou o cargo em 2010. Foi ela quem escolheu a arte para capa do álbum Silver: The Best of the Box.

Essa não é a primeira vez que capitalizam os trabalhos de Kurt Cobain, lojas de departamento lançam diversos produtos de merchandise inspirados no músico, como a Forever 21 e a American Eagle. Segundo a Live Nation, a coleção de roupas lançada por eles se diferencia das outras por ter autorização dos responsáveis legais do patrimônio criativo de Cobain e por celebrar a autenticidade.

"Nós acreditamos que a importância da arte é extremamente potente nos dias de hoje no ambiente social e político. E esta é a hora certa para compartilhar essa coleção do trabalho de Kurt com artistas, colecionadores e fãs, permitindo a eles um novo jeito de experienciar o legado de Kurt e celebrar coletivamente o impacto que ele causou no mundo", declarou a empresa.

"Kurt Was Here" é uma homenagem aos 25 anos da morte do cantor, que foi encontrado morto na casa em que vivia, em abril de 1994. Uma parte do lucro da coleção será destinado para a Jed Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada à prevenção de suicídios entre adolescentes e adultos.