Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pitty anuncia data de lançamento do novo disco

Matriz é o quinto álbum de estúdio da cantora

Redação Publicado em 06/02/2019, às 13h12 - Atualizado às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pitty lançará o disco Matriz ainda este ano (Foto: Murilo Amâncio)
Pitty lançará o disco Matriz ainda este ano (Foto: Murilo Amâncio)

A Pitty anunciou nesta quarta, 6, a data de lançamento do seu novo disco. Ele chegará ainda este ano, em abril.

O quinto álbum de estúdio da cantora chega pela gravadora Deck, o trabalho ganhou o nome de Matriz, assim como a turnê na qual o disco foi gravado durante a primeira parte.

Leia também: Capa da edição 143 – Pitty no espelho do tempo

Segundo comunicado enviado à imprensa, o novo trabalho nasceu da ideia de revisitar as origens de Pitty e chegar em sua “matriz sonora”. A intenção é perceber quais foram as influências da carreira da cantora além do rock.




“Metaforizando, é como a história de uma 'blueswoman' que sai da plantação de algodão, bota a viola no saco e vai tentar a vida na cidade grande. É uma espécie de retorno de um auto-exílio estético e cultural, e isso só é possível hoje por vários motivos", explicou Pitty por meio do comunicado. 

"A passagem do tempo, que nos distância do superficial e nos aproxima da essência, e essa nova cena que renovou o fluxo criativo da minha terra, fazendo com que artistas diferentes possam existir ali. Entre outras coisas mais subjetivas."

O disco foi gravado uma parte no Rio de Janeiro, no Estúdio Tambor, outra em São Paulo e também em Salvador, cidade natal de Pitty, onde ela nasceu e viveu até os 23 anos quando foi para o Rio gravar o primeiro disco. 

Matriz tem a participação do compositor baiano Lazzo Matumbi, a quem Pitty dá o título de "parte dessa Bahia fundamental, dessa pedra ancestral sobre a qual foi construída toda uma cultura."

"Apesar de termos sons e carreiras diferentes, nossa essência é parecida. Ele é luta, revolução, é o lado B da Bahia do qual eu sempre fiz parte e que me interessa mostrar. Da mesma forma outros artistas que também participam do disco me remetem à essa baianidade visceral, que sempre foi a minha onda e que expresso através do rock, que é a essência da música que faço. É como se eu encontrasse meus pares nessa caminhada de volta pra casa", encerrou.