Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pitty cria clima de "quartinho em Salvador" em festival MECAInhotim, 121 dias depois do crime ambiental de Brumadinho

A quinta edição do festival trouxe os artistas Castello Branco, MC Tha e Pitty para a abertura

Nicolle Cabral* Publicado em 18/05/2019, às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pitty no MECAInhotim 2019 (Foto: Fernanda Tiné)
Pitty no MECAInhotim 2019 (Foto: Fernanda Tiné)

Na última sexta, 17, a plataforma MECA e o Instituto Inhotim deram início a quinta edição do Festival MECAInhotim na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.

O primeiro dia do evento foi realizado entre a memória do crime ambiental cometido na cidade, que chegou a 228 mortos devido o rompimento da barragem, a lembrança dos desaparecidos pelas camisetas cobertas de lama penduradas na entrada de Brumadinho e a tentativa da celebração da união, da cultura e da resistência do país por meio da arte.

Com uma gama de artistas brasileiros engajados em causas políticas e sociais, o MECA trouxe para o palco principal – e intimista – os artistas Castello Branco, MC Tha e Pitty para a abertura.

A cantora baiana foi o ponto alto do festival. Entre seus hits “Admirável Chip Novo”, “Equalize” e “Na Sua Estante”, a artista se debruçou em seu mais novo disco Matriz, lançado em abril. “Essa é a turnê Matriz”, apresentou o projeto ao cantar “Noite Inteira”, que se misturaram com os refrãos marcantes, o coro do público e as projeções ao fundo do palco como uma leitura de uma história em quadrinhos sobre uma cidade e a revolução acontecendo entre os coquetéis de molotov sendo arremessados nos versos “Gente se junta para fazer revolução / Gente se junta pra falar besteira”.

Pitty, que diz ter reencontrado a sua ‘matriz’ neste sexto álbum, revelou que desde muito jovem foi influenciada pela música, e em um determinado momento, sentiu necessidade de expressar um lado mais intimista, buscar uma gênese das suas canções, e por isso, explica “nessa turnê eu quis convidar todos vocês pro meu quartinho em Salvador”. E então, o público aceitou o convite.

Com quase uma hora e quinze minutos de show, os fãs presenciaram até uma palhinha do hit "rockstar" do rapper Post Malone em parceria com o 21 Savage. A apresentação que transita entre os três tempos (passado, presente e futuro) entrega o retrato da cantora de 41 anos sobre a sua Bahia ao resgatar suas origens e a habilidade de transportar o projeto diretamente para 2019 sem medo de experimentações.

Antes da baiana, quem aqueceu o palco e o público ao levar todo mundo para rebolar até o chão, foi a MC Tha que chegou pela primeira vez no MECAInhotim e apresentou os seus singles “Pra Você”, “Valente” e “Olha Quem Chegou”.

A artista ganha destaque ao se enraizar no ritmo do funk e incorporar a ancestralidade da Umbanda em suas canções com muita propriedade. O público foi tomado pela energia e simpatia da cantora de 26 anos. “Eu vou lançar o meu primeiro álbum mês que vem”, revelou. MC Tha até ensinou o refrão da nova música, também revelada no show, intitulada de “Coração Vagabundo”.

Ainda falando sobre as novidades, Castello Branco, que abriu a programação da primeira noite de shows da edição mineira do MECA pedindo um minuto de silêncio em menção as vítimas de Brumadinho, revelou o lançamento do seu novo disco ainda para este ano. O verso “Eu te amo que dá até gastura te ver” integra sua nova canção que já tem sintomas de ser o hit do novo projeto.

Com um intervalo menor entre os álbuns – anteriormente, Castello havia mergulhado em quatro anos de produção para encontrar quem era artisticamente –, desta vez, o carioca parece transitar com maior desprendimento do amargo sofrer e experimenta, em uma fórmula que funciona, cantar sobre amor de maneira mais leve mas abusando da sonoridade.

Além das as atrações quase orgânicas, o festival abriu espaço para as DJs Ana Flávia e Cláudia Assef (Womans Music Event) e Mentrix

O MECAInhotim 2019 acontece até domingo, 19, e apresenta os artistas Gilberto Gil, Duda Beat e Erasmo Carlos, Céu, Tulipa Ruiz, Alta Fidelidade, RARA, Lamparina e a Primavera e MAREH


* A Rolling Stone Brasil viajou para o Festival MECAInhotim à convite da Campari Brasil.

+++ Di Ferrero se entrega ao novo amor na música "No Mesmo Lugar" [Session Rolling Stone]