Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Vida de Pixinguinha é contada em exposição gratuita

Instrumentos musicais, imagens de época e objetos pessoais do artista fazem parte de mostra em Brasília

Redação Publicado em 18/03/2012, às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pixinguinha ao lado de Vinicius de Moraes em 1968, em foto que estará presente na exposição - Divulgação
Pixinguinha ao lado de Vinicius de Moraes em 1968, em foto que estará presente na exposição - Divulgação

O músico Pixinguinha ganhou uma exposição em sua homenagem, em Brasília. Até o dia 6 de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil exibirá gratuitamente uma mostra com fotos de época, instrumentos musicais, objetos pessoais e sons de antigas gravações do compositor, revivendo canções históricas como a emblemática "Carinhoso". A exposição está dividida em 12 salas, dispostas de forma relativamente cronológica referente à vida de Pixinguinha.

Veja fotos da exposição na galeria à esquerda.

Considerado um dos grandes flautistas da história da música brasileira, Pixinguinha, nascido Alfredo da Rocha Vianna Filho, foi um dos grandes expoentes do choro. “Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido; escreva depressa: ‘Pixinguinha’”, disse o historiador Ary Vasconcelos.

Com curadoria de Lu Araújo, a exposição mergulha fundo na obra de Pixinguinha. “Pesquiso a vida e a obra de Pixinguinha desde 1997", disse Araújo. "É inegável que ele foi um dos pioneiros na cultura brasileira no século XX. Foi uma dessas figuras raras, um líder nato, um sábio, sem nunca impor condição para. Os projetos que realizo visam ampliar o olhar e conhecimento do público sobre este importante artista e as suas plurais atuações. Queremos mostrar os principais pontos da vida de Pixinguinha e desfazer alguns nós que a história não conta."

Exposição Pixinguinha

13 de março a 6 de maio - terça a domingo, das 9h às 21h

SCES, Trecho 02, lote 22 - Brasília (Centro Cultural Banco do Brasil)

Entrada Franca