Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Planet Hemp fará show de abertura do VMB 2012

Premiação terá 4 horas de duração e, além da banda de Marcelo D2 e do Racionais MC’s, outras oito atrações musicais

Redação Publicado em 11/09/2012, às 14h12 - Atualizado às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Planet Hemp - Divulgação
Planet Hemp - Divulgação

A MTV e a sua premiação anual, o VMB, abraçou de vez a cultura hip-hop. Esta nova edição, que acontecerá no dia 20 de setembro, a partir das 19h, em São Paulo, terá shows de dois pesos pesados do gênero: o já anunciado Racionais MC's, que fechará o evento, e o Planet Hemp, cuja participação, na abertura, foi revelada em entrevista coletiva de imprensa nesta terça, 11.

MTV divulga lista de finalistas do VMB 2012

A novidade fica por conta das duas apresentações com até 40 minutos de duração. Também tocam na premiação outros da cena rap atual, como Emicida, Projota, ConeCrewDiretoria e Marcelo D2, em show solo. Agridoce, Bonde do Rolê, Gal Costa e Karina Buhr fecham o total de atrações musicais.

Tendo em vista esse novo direcionamento, a escolha pelo produtor e musico Daniel Ganjaman para assinar a produção musical, foi fácil. Foi ao lado dele e de Marcelo Cabral que Criolo gravou o álbum Nó na Orelha, que rendeu ao rapper três prêmios no VMB do ano passado (Melhor Disco, Melhor Música e Artista Revelação). “A cultura de rua está muito presente na cultura popular”, justifica o produtor durante a entrevista.

A aproximação com o Racionais MC’s se deu exatamente no momento em que o coletivo se preparava para lançar clipes como “Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)” e “Mente do Vilão”. Alessandro Mello, o Lema, diretor musical da emissora, entrou em contato com a banda aos poucos. As conversas e reuniões começaram em março. No palco do VMB, Mano Brown e companhia terão liberdade total, garante Ganjaman. “Acho importante dar essa escolha para os Racionais, eles são artistas que têm essa resistência”, completou.

Com Planet Hemp e Marcelo D2 a negociação foi mais fácil – o grupo tinha reunião marcada para o fim do mês, e Marcelo D2 já estava escalado para apresentar uma música solo inédita na premiação.

Outra novidade desta edição do VMB é a falta de apresentadores, o que, de acordo com Zico Góes, dará mais dinâmica para o próprio espetáculo. Todo o VMB terá início às 21h, com transmissão do tapete vermelho, apresentado pelos VJs Didi Effe, Marimoon e Tatá Werneck, e com o show do Planet Hemp. Das 22h à 0h será a vez da premiação (também transmitida via site da MTV). E, por fim, a última hora de programa, da 0h à 1h, será dedicada aos Racionais MC’s e às entrevistas de China e Jana Rosa nos bastidores. Serão três palcos e uma pista de skate e BMX dentro do Espaço das Américas, na capital paulista.

Novamente desmentindo todos os rumores sobre a possível venda e fim da emissora, a diretora geral Helena Bagnoli garante: “Este será o maior e melhor VMB de todos os tempos”. “Já estamos pensando na programação de 2013”, completou.