Plutão Já Foi Planeta dá boas-vindas à vocalista Cyz Mendes e lança 'Acostuma' para iniciar nova fase da banda [ENTREVISTA]

Sapulha Campos contou sobre o novo momento do grupo e os planos para 2021 em entrevista à Rolling Stone Brasil

Isabela Guiduci | @isabelaguiduci Publicado em 18/02/2021, às 07h00

None
Plutão Já Foi Planeta (Foto: Victor Abex)

Acostuma” é o mais recente single da banda brasileira Plutão Já Foi Planeta, lançado na última sexta, 12 de fevereiro - e a música não poderia se encaixar em momento melhor. Em 2021, com a entrada da vocalista Cyz Mendes, a banda inicia uma nova fase - e precisa se ‘acostumar’ com as mudanças.

Mudar faz parte do processo, e certamente está longe de ser algo necessariamente ruim. “Acostuma” mostra isso. A música do Plutão Já Foi Planeta é uma celebração da chegada da banda em São Paulo, isso porque, com exceção de Renato Léllis (bateria), todos os integrantes - Cyz Mendes (vocais), Sapulha Campos (guitarra) e Gustavo Arruda (guitarra)-, se mudaram para a capital paulista. 

+++LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Plutão Já Foi Planeta exalta cultura nordestina e Mahmundi agita com pop oitentista

Para além da celebração da mudança para São Paulo, a faixa reflete sobre a necessidade de se acostumar com diferentes cenários, como o momento vivido pela banda agora. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, o guitarrista Sapulha Campos contou sobre a nova fase do Plutão Já Foi Planeta, agora com Cyz Mendes no lugar de Natália Noronha nos vocais, e falou sobre os planos para 2021 - que, de acordo com o músico, não são poucos.  


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Entrada de Cyz Mendes

Com a saída oficial de Natália Noronha em dezembro de 2020, após mais de 7 anos com o Plutão Já Foi Planeta, a banda precisou repensar sobre o futuro. Sapulha conta: "Recebemos a notícia de que Natália não ficaria mais na banda e tempo depois nos reunimos para conversar sobre o futuro. Logo de cara, Renato mencionou Cyz, porque ele já conhecia o trabalho dela, havia feito um show com ela, e ele pensava que ela se encaixaria legal com o grupo."

+++LEIA MAIS: Melim traz positividade e mescla pop, reggae e folk no disco Amores e Flores: 'Nos expressamos musicalmente' [ENTREVISTA]

"Demos uma stalkeada nas redes sociais e pensamos ter tudo a ver. Na mesma hora, mandamos uma mensagem para ela falando da proposta para tocar conosco no Plutão. Depois disso, tudo aconteceu muito rápido. Na outra semana, estávamos reunidos para conversar. Na segunda vez que nos encontramos, estava tudo confirmado. Uma semana depois, estávamos no estúdio gravando música e deu aquele match. Foi tudo muito legal, conhecemos ela dessa maneira, na verdade, estamos nos conhecendo ainda", explica. 

De acordo com Sapulha, a banda já tinha um plano de revisitar a essência dos primeiros anos de carreira somados às mudanças trazidas com o tempo. O músico afirma: "Acreditamos que a chegada da Cyz casou totalmente, porque buscamos um pouco dessa essência do Plutão do primeiro disco e juntou com uma novidade."

+++ LEIA MAIS: Lagum, Los Hermanos, Anavitória e mais: como os artistas ajudam produtores, técnicos de som e equipe

Ele acrescenta: "Cyz trouxe a cara dela para a banda e esperamos que essa fase venha recheada disso - de um pouco de essência com a mudança de ares com a entrada dela, porque ela é uma pessoa que deu outra energia para a banda de primeira. Esperamos revisitar o passado com o olhar no presente e no futuro também."


Acostuma

Acostuma” é uma música composta há cerca de dois anos, e fala sobre a chegada dos integrantes do Plutão Já Foi Planeta em São Paulo para viver da música. Cyz Mendes, assim como os outros músicos do grupo, saiu da cidade natal para morar na capital paulista.

+++LEIA MAIS: O Terno volta aos palcos com festival online filmado no coração de São Paulo [ENTREVISTA]

"Quando Cyz chegou [na banda], pensamos ter tudo a ver com a cara dela e com o estilo de música que ela curte. Tem muitas coincidências acerca da canção, estamos em um momento novo, se acostumando com o novo, e foi uma escolha meio óbvia. Já era uma música que queríamos lançar como single e Cyz gostou de primeira, então a escolha foi imediata", explica Sapulha

Acompanhado da canção, a banda também lançou um videoclipe - que assim como a letra, mostra o processo de se acostumar com um diferente cenário. E, ainda, o vídeo reforça as boas-vindas à vocalista.

+++LEIA MAIS: Além do proibidão: como Fabio Santanna reinventa bailes cariocas para trazer o verdadeiro Brazilian Boogie [ENTREVISTA]

A chegada de Cyz Mendes, o single e o clipe de “Acostuma” foram muito bem recebidos pelo público - que mostrou, a partir dos comentários nas redes sociais, a ansiedade para conhecer essa fase da banda. 

"Estamos muito felizes com a repercussão. A música saiu em várias playlists legais, está tendo um ótimo retorno e estamos recebendo muito comentário positivo. Rolava uma tensão, porque mudança de vocalista é uma coisa grande. Mas, a música, o clipe e a integrante foram muito bem recebidos. Estamos felizes com o resultado", comenta o guitarrista.   

+++ LEIA MAIS: 10 apostas brasileiras do YouTube Music para 2021 [LISTA]

Assista ao videoclipe:


Futuro

Os planos do Plutão Já Foi Planeta para 2021 não são poucos. Sapulha revela que será um ano repleto de lançamentos com mais singles, clipes e disco - e o guitarrista conta que tem faixas gravadas para o álbum.

Antes da entrada de Cyz, as canções para o novo projeto já estavam compostas, no entanto, o músico explica: "As músicas já tinham sido escolhidas para o disco. Agora, Cyz entra no processo dentro do estúdio colocando os arranjos vocais dela e vai ter a gravação dos instrumentos também. Sempre temos um processo pós-composição no estúdio e ela estará conosco nessa fase."

+++ LEIA MAIS: Alok explode no Spotify e ‘Hear me Now’ vira música brasileira mais ouvida da plataforma

Musicalmente, “Acostuma” traz uma sonoridade oitentista e um flerte maior com o rock, que remete aos primeiros anos de carreira. Segundo Sapulha, haverá mais canções neste estilo, mas não será o único padrão para o disco. 

"Já era um plano que tínhamos [revisitar elementos oitentistas e do rock], porque nossos shows sempre tiveram mais essa vibe do que os discos. Queríamos captar isso no estúdio também. Estamos com composições bem variadas, mas sem fugir muito da nossa essência", conta. 

+++ LEIA MAIS: Rapper apaixonado: conheça Bin, destaque do novo hip-hop que já cantou com Anitta e Papatinho [ENTREVISTA]

A pandemia foi importante para o Plutão Já Foi Planeta: "Acredito que foi um tempo para repensarmos muitas coisas e reformular planos. O disco sairia antes da pandemia, mas ficou pausado porque ninguém estava se encontrando. A quarentena foi bom para repaginarmos muita coisa que já tem gravada, vamos alterar muita coisa."

"Esse tempo serviu para refletir, pensar nas mudanças que queremos para as músicas, principalmente agora, para colocar a cara de Cyz. O período [de isolamento devido à pandemia] ajudou bastante, porque se esse disco tivesse saído antes da pandemia, ele teria uma cara totalmente diferente, porque agora estamos em outra vibe", conclui. 

+++ LEIA MAIS: Duda Beat entrevista Nando Reis, Nando Reis entrevista Duda Beat - e, juntos, lançam EP com hits de ambos


+++ HUNGRIA HIP HOP: 'SOU APEGADO EM SORRISOS QUE A MÚSICA PODE LEVAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL