Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A poderosa lição de Yoda para Luke Skywalker em Star Wars completa 40 anos: ‘Tentativa não há’; relembre

Discurso do Mestre Jedi ao aprendiz é um grande ensinamento sobre determinação

Redação Publicado em 24/05/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de O Império Contra-Ataca (Reprodução/YouTube)
Cena de O Império Contra-Ataca (Reprodução/YouTube)

Filme clássico de de 1980, O Império Contra-Ataca, da trilogia original de Star Wars, completa 40 anos do lançamento. Considerado um dos longas mais sombrios da franquia, a produção tem uma das frases mais marcantes, segundo o site oficial dos filmes, no qual Mestre Yoda ensina Luke Skywalker a nunca “tentar”. 

Em uma série de postagens sobre os ensinamentos de Star Wars, o site da franquia relembrou o significado da frase e como a fala de Yoda se aplica na vida real. No filme, Skywalker precisava retirar a nave X-wing de um pântano, e foi orientado pelo mestre para usar a Força. “Certo, vou tentar”, respondeu o aprendiz. “Não! Tentar não. Faça ou não faça. Tentativa não há”, rebateu Yoda.

+++ LEIA MAIS: Han Solo e Luke Skywalker se beijaram em cena deletada de Star Wars - e fãs apoiam o casal Skysolo

A fala do Jedi pode parecer sem sentido na relação entre aluno e professor, mas o artigo da  série oficial Teaching With Stars Wars explica o real sentido da lição no contexto do filme: “Quando Luke disse que tentaria, com base em seu tom, linguagem corporal e atitude, ele não pretendia dar tudo de si. (...) Yoda diz para fazer o seu melhor, ou nem se dar ao trabalho”. 

As tentativas são parte importante de todo aprendizado, mas não podem ser executadas por mera obrigação e com descrença diante do desafio. “Nesse contexto, Luke se dá permissão para falhar ao tentar. É uma desculpa para não trabalhar duro”, continua o artigo. Luke pensou que tirar a X-wing era impossível e, por isso, era”. 

Assista ao discurso abaixo. 


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE