Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que acabou a amizade entre John Lennon e George Harrison?

O vocalista e o guitarrista dos Beatles tiveram vários desentendimentos ao longo da curta duração da banda, mas algumas desavenças foram mais impactantes que outras

Redação Publicado em 26/06/2019, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison e John Lennon (Foto:AP Photo/Arquivo)
George Harrison e John Lennon (Foto:AP Photo/Arquivo)

Não é novidade para ninugém que as relações entre os quatro integrantes do Beatles tiveram suas oscilações, seus altos e baixos. Mas muito se diz sobre o motivo pelo qual John Lennon e George Harrison de fato se afastaram.

Além de desentendimentos, naturais entre quem participa de uma mesma banda, há quem diga que o guitarrista sentia um certo desprezo vindo do vocalista, em relação à sua habilidade de composição em constante evolução.

+++Sobre o que Paul McCartney realmente canta em Blackbird?

Mas esse não foi o elemento que representou a gota d'água, nem uma suposta "briga de socos" durante as gravações de Let It Be, como descrita pelo produtor George Martin, ou a historicamente especulada influência que Yoko Ono teve na separação dos Beatles.

Pouco tempos depois de Harrison publicar I, Me, Mine, sua autobiografia em 1980, Lennon deu uma longa e reveladora entrevista à revista Playboy, na qual deixou clara sua decepção por não ser mencionado no livro.

+++Por que Paul McCartney teve um colapso durante as gravações do White Album?

Depois de tantos anos de uma aparente amizade, o vocalista disse que, de acordo com a obra, sua influência na vida do colega de banda teria sido "nula". "Ele lembra de cada saxofonista ou guitarrista que conheceu ao longo dos anos. E eu não estou no livro", adicionou.

John claramente levou isso para o pessoal. Ressentido, ele falou também que a relação dos dois, no começo, era como a de um líder com seu discípulo, e até comparou George aos fãs que ficavam nas redondezas de seu apartamento em Nova York para conseguir ter contato com ele e com Yoko.

Em dezembro de 1980, quando Lennon foi assassinado, os dois músicos ainda não haviam feito as pazes. Mesmo assim, algum tempo depois, Harrison fez questão de homenagear a memória do colega com a faixa "All Those Years Ago", na qual canta "You were the one who imagined it all".

+++De Emicida a Beyoncé: Drik Barbosa escolhe os melhores de todos os tempos