Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Bob Dylan sentiu que os Beatles o copiaram em ‘Norwegian Wood’?

O ícone do folk não ficou satisfeito com a canção do lendário quarteto britânico

Redação Publicado em 10/04/2020, às 12h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan no trailer de Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story (Foto:Reprodução)
Bob Dylan no trailer de Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story (Foto:Reprodução)

Bob Dylan acredita que os Beatles foram além da inspiração e copiaram o estilo musical dele para compor a canção “Norwegian Wood”, incluída no sexto disco do Fab Four, Rubber Soul.

De acordo com o site Showbiz CheatSheet, o ícone do folk percebeu as semelhanças logo na primeira vez que escutou o disco do quarteto. E, ao contrário de muitos artistas, Dylan não gostavam de influenciar o som de outros músicos.

+++ LEIA MAIS: Bob Dylan chega ao topo das paradas pela primeira vez na carreira com música de 17 minutos

Para o músico, canções como “Norwegian Wood” e “I Got You”, lançada por Sonny & Cher, e inspirada em “It Ain’t Me Babe”, deveriam ser creditadas com o nome dele por utilizarem o estilo musical criado por ele.

Ná época, o cantor disse: “O que é isso? Sou eu, Bob. [ John Lennon] está me copiando. Até Sonny & Cher me copiaram, mas, p****, eu inventei isso”.

Em resposta à obra dos Beatles, Dylan compôs a canção “4th Time Around”, uma sátira de “Norwegian Wood’. Na letra, o músico diz que todos precisam dar algo de volta pelo o que eles pegam. Além disso, ele canta: “Eu nunca pedi seu apoio, então não peça o meu”. 

+++LEIA MAIS: Paul McCartney, Beach Boys e um salsão: como isso virou uma música?

Mesmo após ouvir os conselhos do amigo Al Kooper sobre uma possível alegação de plágio, por causa da semelhança das melodias, Dylan tocou a canção pessoalmente para Lennon.

Contudo, o integrante do Fab Four não gostou nem um pouco da música. Em entrevista à Rolling Stone EUA, ele disse: “Eu não gostei… Eu estava muito paranóico. Eu apenas não gostei do que eu senti. Pensei que era uma esquete completa, você sabe, mas não era. Foi ótimo”.


+++ DISCOGRAFIA DO THE STROKES: OS ALTOS E BAIXOS DOS ARRUACEIROS DE NOVA YORK