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Por que a capa de Young Americans, disco do David Bowie, não foi exatamente como ele queria?

O astro não quis aceitar os termos do artista Norman Rockwell

Redação Publicado em 02/03/2020, às 20h01

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David Bowie, capa Young Americans (Foto: Reprodução)
David Bowie, capa Young Americans (Foto: Reprodução)

David Bowie é um dos artistas mais conhecidos do rock dos anos 1970 enquanto Norman Rockwell estava entre os pintores americanos mais populares do século XX. O lendário músico quis colaborar com o artista, mas a ideia não funcionou. 

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Rockwell era um artista norte-americano cuja principal preocupação era o país. Tudo, de George e Martha Washington, da Segunda Guerra Mundial ao movimento dos direitos civis, é retratado em seu trabalho. De acordo com a Bíblia Bowie, o músico queria que o artista pintasse a capa do disco Young Americans.

Tal movimento poderia ter sido potencialmente muito provocativo da parte de David Bowie, porque os dois tinham ideias e ideais conflitantes. 

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O artista pintou inúmeras pessoas famosas da época, incluindo Robert F. Kennedy,Jacqueline Kennedy e Ronald Reagan. Inclusive, havia pintado a capa do álbum de Mike Bloomfield e Al Kooper, The Live Adventures of Mike Bloomfield & Al Kooper, relatou a Vanity Fair.

Bowie então disse que queria a capa do álbum para Young Americans como um retrato de si mesmo pintado por Rockwell. O pintor, contudo, precisaria de seis meses para criar o retrato e o cantor não estava disposto a esperar tanto tempo.

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O astro, contudo, elogiou o pintor e a vontade de trabalhar em um projeto por seis meses. "Que artesão. Pena que não tenho a mesma paixão meticulosa. Prefiro tirar minhas ideias do meu sistema o mais rápido possível", disse o músico na época. Ainda, ele queria que a capa do álbum fosse um retrato, mas o artista explicou que estava fora de questão.

Sem Norman para pintar o retrato, a foto de Young Americans foi tirada em Los Angeles, em 30 de agosto de 1974, por Eric Stephen Jacobs. De acordo com a Bíblia Bowie, a inspiração para a imagem veio de uma foto da coreografa Toni Basil usada como capa de uma edição da revista After Dark.


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