Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que David Bowie mudou de nome antes da fama de Camaleão do Rock?

Músico pensou em vários outros nomes antes de adotar David Bowie

Redação Publicado em 30/07/2020, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie (Foto: Reprodução)
David Bowie (Foto: Reprodução)

Durante todos os anos da extensa carreira, David Bowie representou diversos personagens, foi ele mesmo e fez história na música. O nome dele foi eternizado no coração de muitos fãs, no entanto, essa não era o nome verdadeiro do cantor, e existem alguns motivos pelos quais ele escolheu mudar o jeito como era chamado.

Na verdade, David Bowie nasceu como David Robert Jones, no dia 8 de janeiro de 1947. Nos primeiros anos de carreira artística, o Camaleão do Rock decidiu escolher um novo nome, com o intuito de ganhar mais exposição e também camuflar o alter ego dele. A informação é do Express.

+++LEIA MAIS: Qual música dos Beatles John Lennon considerou 'a primeira gravação de heavy metal da história'

Além desse motivo de mudança no nome, David Bowie enfrentou outras razões para continuar a achar algo novo. Ainda de acordo com o site, ele primeiramente optou por Davie/Davy Jones, para se relacionar com o armário de Davy Jones, uma metáfora para o fundo do mar. Porém, existia outro artista com esse mesmo nome, do The Monkees.

Então, Bowie pensou em um outro nome, similar ao primeiro, que foi Tom Jones, mas também havia putro artista com o mesmo nome, dono do hit "It's Not Unusual", imortalizado por Carlton de Um Maluco no Pedaço.

+++LEIA MAIS: Como Grey Daze, primeira banda de Chester Bennington, reviveu vocalista em Amends: "Ele tinha muito orgulho da música"

Como explicado por Dan Schreiber, dono do podcast No Such Thing as a Fish, o Camaleão do Rock considerou Tom Jones antes de escolher o nome pelo qual ele ficaria mundialmente conhecido (via Express). "Antes de chegar a David Bowie, ele não queria perder o Jones do nome dele", comentou. "Então ele mudou o nome e começou a gravar como artista como Tom Jones. E quando ele fez isso... Tom Jones explodiu e ele disse: 'Qual é cara, o que é isso?'".

Então, surgiu a terceira opção do cantor: David Bowie. A inspiração veio do filme The Alamo (1960). Segundo John Lyons no livro America in the British Imagination: 1945 to the Present, "em 1965, David Jones adotou o nome David Bowie em homenagem a Jim Bowie".

+++LEIA MAIS: Como Mick Jagger resolveu escrever ‘Sympathy for the Devil’, dos Rolling Stones?

No entanto, David Bowie não falava muito do motivo de ter mudado de nome. A revista TIME resgatou uma carta que ele escreveu para um fã. "Em resposta às suas perguntas, meu nome verdadeiro é David Jones e não preciso dizer por que o mudei", afirmou. "'Ninguém vai fazer de ridículo', disse meu agente".


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS