Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Elton John pensa que Reino Unido perderá 'geração de talentos' com Brexit?

Novamente, Elton John criticou o acordo do Brexit em relação às turnês artísticas

Isabela Guiduci Publicado em 10/06/2021, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elton John (Foto: Matt Sayles/Invision for Black Ink/AP Images)
Elton John (Foto: Matt Sayles/Invision for Black Ink/AP Images)

Elton John criticou o acordo do Brexit em relação às turnês artísticas e, após o governo não garantir um avanço turístico com a União Europeia, o músico disse que o Reino Unido corre o risco de perder "uma geração de talentos".

O governo não conseguiu negociar viagens sem visto e autorizações de trabalho em toda a Europa para músicos e as respectivas equipes no acordo do Brexit - e o tópico tem sido muito discutido e criticado por milhares de artistas.

+++ LEIA MAIS: Elton John e Lady Gaga: Como começou a amizade que já dura há uma década?

Os artistas, segundo o NME, devem enfrentar altos custos para participar de turnês de música fora do continente, o que pode ser um empecilho para artistas em ascensão e em desenvolvimento devido às condições financeiras.

No Instagram, Elton John revelou que ele - acompanhado de Craig Stanley e Paul Strasberger - esteve com o responsável pelo acordo do Brexit, David Frost, "para explicar os danos que o acordo comercial que ele negociou com a Europa está causando à indústria musical do Reino Unido."

+++LEIA MAIS: Elton John não tem planos para lançar um disco tão cedo: 'Ninguém precisa'

"Apesar dessa catástrofe iminente, o governo parece incapaz ou não quer consertar esse buraco em seu acordo comercial e, por padrão, culpar a UE em vez de encontrar maneiras de sair dessa bagunça", disse.

O músico também descreveu as turnês como "parte essencial" da educação dos artistas, mas disse correr o risco de se tornar proibitivas sob o acordo atual: "A situação já é crítica e músicos em turnê, equipes e equipes de apoio já estão perdendo seu sustento [potencializado pela pandemia]."

+++ LEIA MAIS: Elton John compartilha “o melhor conselho” que recebeu na carreira

Ainda, Elton John reconhece os privilégios dos artistas já estabelecidos na indústria musical: "Temos a sorte de ter pessoal de apoio, finanças e infraestrutura para acabar com a burocracia que o acordo de Frost não criou."

"Infelizmente, nossa indústria não tem tempo. Está morrendo agora. O governo quebrou a promessa feita em 2020 de proteger os músicos e outras indústrias criativas do impacto do Brexit nas turnês pela Europa", refletiu.

+++ LEIA MAIS: Elton John agora tem a própria moeda oficial no Reino Unido

Por fim, concluiu: "Peço ao governo que resolva essa bagunça ou corremos o risco de perder futuras gerações de talentos que superam o mundo."

Veja a publicação completa:

+++LEIA MAIS: A história por trás de 5 sucessos de Elton John: De 'Your Song' a 'Tiny Dancer' [LISTA]


+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL