Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que George Harrison não recebeu o título de cavaleiro da realeza britânica como Paul McCartney e Ringo Starr?

Antes mesmo do guitarrista do Fab Four morrer em consequência de um câncer, McCartney já tinha recebido o título de cavaleiro

Redação Publicado em 29/12/2020, às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison (Foto: AP Images)
George Harrison (Foto: AP Images)

Em 1965, todos os Beatles se tornaram membros da Excelentíssima Ordem do Império Britânico por causa das contribuições da banda para a música, contudo, apenas Paul McCartney e Ringo Starr receberam o título de cavaleiro - o qual permite que sejam chamados de “Sir”. 

McCartney foi o primeiro beatle a receber o título, em 1997. Nesta época, John Lennon estava morto, mas, talvez não teria sido convidado para ganhar a mesma honra se estivesse vivo, afinal, o músico devolveu o certificado real dele como forma de protesto pelo envolvimento do governo britânico nos conflitos da Nigéria e na Guerra do Vietnã em 1969. 

+++ LEIA MAIS: George Harrison tentou ‘se livrar’ de 'Something' antes de gravar a música com os Beatles?

Starr foi o último beatle a ser condecorado e recebeu o título da Rainha Elizabeth II em 2018. Mas afinal, por que George Harrison não se tornou um cavaleiro real como os ex-colegas de banda? 

Bom, de acordo com informações repercutidas pelo Express UK, Harrison, na verdade, recusou receber um novo título da realeza. O guitarrista foi indicado a ganhar o OBE, sigla para os oficiais da Ordem do Império Britânico, em 2000. 

+++ LEIA MAIS: Violino, LSD e deportação: 8 fatos curiosos sobre George Harrison, guitarrista dos Beatles [LISTA]

A ordem era superior ao status de membro que havia recebido na década de 1960, mas ainda estava abaixo do título de McCartney. Segundo o jornalista Ray Connolly,Harrison teria se sentido insultado com uma oferta menor do que a do antigo parceiro de banda. 

Seja qual foi o verdadeiro motivo para Harrisonter recusado a nova honra, a realeza britânica perdeu a chance de condecorar mais um beatle pois o guitarrista morreu no ano seguinte, vítima de câncer de pulmão.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++SHOWS QUE PERDEMOS EM 2020 | ROLLING STONE BRASIL