Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que George Harrison participou pouco do disco Sgt. Pepper's, dos Beatles?

A biografia dos Beatles conta o por quê o guitarrista só teve uma música nesse trabalho

Redação Publicado em 29/07/2019, às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison (Foto: Divulgação/AP)
George Harrison (Foto: Divulgação/AP)

O guitarrista dos Beatles,George Harrison, tinha uma relação particular com o oitavo disco de estúdio, o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Ele contou à biografia Anthologyque sentia estar em um momento diferente do restante dos integrantes do grupo. 

No álbum antecessor, Revolver, lançado em 1966, o músico assinou três músicas: "Taxman", "Love You To" e "I Want to Tell You". Ele também tentou emplacar um solo de guitarra em "I'm Only Sleeping", de John Lennon, mas não conseguiu. 

Logo após o Revolver, Harrison, viajou para a Índia com sua esposa Pattie por seis semanas. Não muito tempo depois do retorno, o guitarrista ainda estava com a cabeça na Índia, enquanto a banda já falava sobre o próximo disco. 

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon odiava o som da própria voz nos discos dos Beatles?

Ringo Starrafirmou que o disco era "nosso maior esforço coletivo". Por que então esse trabalho só contou com uma música de Harrison?

“Depois da minha volta [viagem à Índia], tudo parecia ser um trabalho duro e chato. Era fazer algo que eu realmente não queria fazer, e eu estava perdendo o interesse em ser fabuloso naquele momento", afirmou o músico.

O beatle estava em um outro momento. A primeira música que ele sugeriu para o trabalho não deu certo. Ele achou trabalhoso e "um pouco cansativo e chato". 

"Only a Northern Song"  foi negada pelos outros Beatles. E, o produtor George Martin não gostou da faixa e alegou que ela era "fraca". No fim das contas, Harrison só emplacou “Within You Without You”.

+++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos

“O Sgt Pepper's foi o único álbum em que as coisas foram feitas de uma maneira um pouco diferente”, disse ele no livro Anthology. “Muitas das vezes não podíamos tocar como uma banda. Tornou-se um processo de montagem", ele completou.

O músico, na verdade, não foi o único insatisfeito com a própria participação em Sgt. Pepper'sPaul McCartney, por exemplo, criticou a atuação do guitarrista nas gravações do disco: "George não estava muito envolvido nesse álbum. Ele só tinha uma música. E foi o único momento que eu me lembro dele aparecendo nesse trabalho". 

No entanto, essa situação foi incomum para o guitarrista. Nos discos posteriores, Harrison colaborou com composições inesquecíveis pelos fãs. Alguns exemplos são: "Here Comes The Sun"e "Something", faixas do Abbey Road

+++ ENTREVISTA RS: Rubel fala de carreira acidental, conta como criou "Partilhar" e que quer ser popular