Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que George Harrison tinha ressalvas em relação ao White Album dos Beatles?

"Acho que de certa forma foi um erro fazer um álbum duplo", revelou em entrevista

Redação Publicado em 04/11/2019, às 10h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e George Harrison em 1965 (Foto: AP Images)
John Lennon e George Harrison em 1965 (Foto: AP Images)

Quando comparamos o White Album (1968) com o Sgt. Pepper's, é possível ver que, até certo ponto, o disco foi bom para George Harrison.

No segundo, o guitarrista tinha apenas uma música, enquanto no álbum duplo dos Beatles, lançado no ano seguinte, contém uma enorme variedade de faixas feitas pelo integrante do quarteto. 

No entanto, isso não significa que o projeto foi dominado por ele. Longe disso, na verdade, já que a dupla John Lennon e Paul McCartney tinham mais de 10 músicas nos dois LPs. 

George Martin, responsável por produzir quase todos os dias dos Beatles, queria que o White Album fosse muito mais curto. No entanto, os compositores (Lennon e McCartney) não queriam a mesma coisa. 

+++ Por que Eric Clapton ficou nervoso em participar do White Album dos Beatles?

Meses depois do lançamento do álbum, em 1969, Harrison deu uma entrevista em que revelou achar o disco um pouco exagerado.

"Acho que de certa forma foi um erro fazer um álbum duplo [com quatro ladosde disco]", disse ele.

"É muito grande para as pessoas entenderem e participarem completamente. É difícil para os críticos e também para o público."

De fato, no final do primeiro lado, vamos de uma sátira de rock com "Back in the USSR", até uma balada emocional feita por Lennon com "Dear Prudence", uma brincadeira pessoal de McCartney com "Wild Honey Pie" e um clássico de Harrison com Eric Clapton na guitarra em "While My Guitar Gently Weeps". 

++++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos

Então, tudo começa novamente no lado 2 que contém nove músicas. Só que nesse momento você está apenas na metade do caminho. Ainda tem "Sexy Sadie" e "Helter Skelter", e Harrison sabia que essa tarefa exigia resistência. 

"Talvez as pessoas que tenham comprado, se realmente o ouviram desde que saiu, todos terão seus próprios favoritos", disse ele.

"Acho pesado ouvir a mim mesmo. Na verdade, eu mesmo não ouço."

Harrison tinha críticas válidas a respeito do White Album, mas ele também pontua coisas positivas sobre o lançamento. "[Aqui está] o melhor de tudo: havia todos os tipos diferentes de música e tipos de música", disse. E isso é inegável. 

+++ LEIA MAIS: Porque o White Album é o disco dos Beatles favorito de John Lennon?

Nenhuma outra banda lançaria uma balada escolhida a dedo como "Julie", ao lado de momentos orquestrais de "Good Night" e faixas experimentais como "Revolution 9". 

Ainda assim, George conta que não consegue chegar ao lado três do disco. "Ouço a primeira parte, da qual gosto muito".