Por que George Martin substituiu o solo de George Harrison por vocal de John Lennon no início dos Beatles

Trabalho de Lennon impressionou o produtor da banda na época

Redação Publicado em 26/03/2020, às 10h56

None
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

No começo da carreira, os Beatles não tinham muito tempo de estúdio, tanto que eles gravaram o disco de estreia em apenas 10 horas e With The Beatles em sete dias. Além desse desafio, o produtor George Martin controlava bastante as gravações da banda. Em outubro de 1963, essa relação teve um dos ápices, quando Martin tirou o solo de George Harrison pelo vocal de John Lennon em "This Boy", lado B do single "I Want To Hold Your Hand".

De acordo com o segundo engenheiro de som Geoff Emerick no livro Here, There and Everywhere, a opinião do produtor sobre o trabalho de Harrison na canção foi negativa: "George Martin não gostou [do solo] nem um pouco".

+++LEIA MAIS: Paul McCartney, Beach Boys e um salsão: como isso virou uma música?

Emerick também descreveu o solo de George Harrison na canção como "particularmente sem inspiração" e revelou que Martin quis substituir a parte pelo vocal de Lennon.

No livro, o escritor também comenta que a harmonia vocalizada, cantada por George, John Lennon e Paul McCartney, foi quase perfeita. No entanto, o produtor achava que era necessário colocar algo melhor na parte do meio.

+++LEIA MAIS: Fender oferece 3 meses de aulas de guitarra online; veja

Então, ao invés de usar vocais harmonizados, George Martin preferiu um solo de John Lennon no meio da canção. Para Geoff Emerick, o cantor "atingiu todos os tons e inflexões" durante a gravação. Já George Harrison, infelizmente, veria seus solos serem excluídos de maneira quase constante.


+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?