Por que a ideia de John Lennon para a capa do Sgt. Pepper's foi rejeitada?

A ilustração do oitavo disco do estúdio é indiscutivelmente uma das mais famosas do icônico quarteto e, inicialmente, Lennon teve outra ideia para ela

Redação Publicado em 06/01/2020, às 11h21

None
Os Beatles (Foto: Reprodução)

Algumas capas de discos são icônicas. Todo mundo consegue lembrar, por exemplo, do Michael Jackson posando elegantemente na capa de Thriller com um blazer branco ou do bebê pegando uma nota de dólar na capa do Nevermind do Nirvana.

Já dos Beatles, além do Abbey Road, a capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é indiscutívelmente a mais famosa do icônico quarteto. No entanto, antes da obra final, John Lennon tinha outra ideia para ilustrar a obra de 1967, mas não teve permissão para concretizá-la. 

Em uma entrevista para a GQ, Paul McCartney relembra do que Lennon queria para a capa: "Para o Sgt. Pepper's, ele queria Jesus Cristo e Hitler. E tivemos que conversar um pouco com ele e dizer: 'Não, nós não vamos fazer isso". 

+++ LEIA MAIS: De Iron Maiden a Metallica: Conheça os 7 ilustradores das capas mais icônicas do heavy metal

Durante a conversa, McCartney foi questionado por que Lennon queria o líder político na capa e ele respondeu: "Isso é engraçado. Nós estávamos colocando pessoas famosas na capa e ele pensou algo como: 'Hitler, ele é famoso!', mas respondemos: 'Sim, Lennon, mas nós estamos tentando por heróis na capa, e ele não é um deles". 

Hitler não foi a única forte figura que Lennon queria para ilustrar o oitavo disco de estúdio do grupo. Alguns relatos dizem de que o ex-beatle queria outra pessoa na capa e que não apareceu no produto final: Mahatma Gandhi

+++ LEIA MAIS: Filho achava John Lennon 'hipócrita' por defender a paz, o amor e destruir a própria família

O grande ativista apareceria no álbum até o presidente da EMI, Sir Joseph Lockwood, se opor a ideia. Segundo ele, "precisamos do mercado indiano. Se Gandhi aparecer do lado de Sonny Liston e Diana Dros [duas celebridades da capa], eles nunca vão nos perdoar na Índia". 

+++ LEIA MAIS: David Bowie, Beatles e Nirvana: 13 capas de discos censuradas nos EUA [LISTA]

A principal preocupação de Lockwood é de que o fato de incluir Gandhi na capa dos Beatles, faria com que ele parecesse apenas mais uma celebridade em vez de um líder político e uma figura religiosa importantíssima. 

No final, mesmo que Gandhi não apareça em Sgt. Pepper's, a capa apresenta algumas imagens hindus. De acordo com o The Philippine Star, uma deusa hindu, Lakshmi, está na capa. Além dela, alguns outros gurus são visíveis como Paramahansa Yogananda, Mahavatar Babaji e Yukteswar Giri. Não se sabe exatamente a razão pela qual Lockwood se opôs a Gandhi mas não a outras figuras hindus. 

Em 2019, um artista recriou capa do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band com celebridades do século 21


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'