Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Jimi Hendrix pediu para Paul McCartney tocar com ele no fim dos Beatles?

Na mesma época, surgiram os famosos boatos de que ele havia morrido

Redação Publicado em 05/10/2020, às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix e Paul McCartney (foto: AP)
Jimi Hendrix e Paul McCartney (foto: AP)

Na reta final dos Beatles, mais especificamente em outubro de 1969, Paul McCartney tentava entender como seria a carreira dele. Inclusive, nessa época, surgiram os famosos boatos de que ele estaria morto, mas ele estava muito vivo e depressivo na fazenda da Escócia. No entanto, se ele estivesse na Inglaterra, o músico teria recebido uma proposta para tocar com Jimi Hendrix. Afinal, por que o guitarrista queria isso? O Cheat Sheet explicou.

No dia 21 de outubro de 1969, Hendrix enviou um telegrama à sede da Apple e solicitou a presença de McCartney em uma próxima sessão de gravação em Nova York. Enquanto isso, Miles Davis, lenda do jazz, tocaria trompete e Tony Williams tocaria bateria.

+++LEIA MAIS: 50 anos sem Janis Joplin: os 7 maiores sucessos, e 7 músicas esquecidas que valem a pena ouvir [PLAYLIST]

Nesta época, o icônico guitarrista falou sobre fazer igual aos músicos de jazz: trabalhar com artistas diferentes em projetos e shows diferentes. Ele fez isso, por exemplo, com a banda de Woodstock (com dois músicos de conga e o baixista Billy Cox) e Band of Gypsys (com Cox e Buddy Miles na bateria).

Ao final de 1969, Jimmi Hendrix estava pronto para entrar em estúdio com Davis e Williams. O artista levou o conceito de banda aberta ao pé da letra, porque ele deve ter pensado que faria sentido trazer o baixista mais famoso do mundo à gravação.

Inclusive, Paul McCartney era um grande fã de Hendrix desde o começo da carreira dele. Vale lembrar que McCartney recomendou o guitarrista aos organizadores do festival Monterey Pop quando eles perguntaram quem deveria tocar no evento. 

+++LEIA MAIS: Filho de John Legend e Chrissy Teigen morre logo após o parto

"Estamos gravando um LP juntos neste fim de semana em Nova York", dizia o telegrama. "Que tal entrar para tocar baixo. Ligue para Alan Douglas [...] Paz. Jimi Hendrix, Miles Davis, TonyWilliams". Porém, McCartney não estava na cidade e não recebeu a mensagem, segundo a AP, Peter Brown respondeu a Hendrix, dizendo que o músico estava de férias.


+++ HOT E OREIA: 'VIRAMOS ADULTOS, MAS AINDA BUSCAMOS POR ESSA CRIANÇA DO COMEÇO'