Por que Joaquin Phoenix negou papel importante nos Vingadores da Marvel antes de se tornar o Coringa?

O ator revelou não concordar com algumas condições contratuais da Marvel

Redação Publicado em 20/02/2020, às 12h19 - Atualizado às 12h20

None
Joaquin Phoenix (Foto: Jordan Strauss / Invision / AP)

Joaquin Phoenix quase interpretou um personagem da Marvel antes de dar vida ao icônico Arthur Fleck em Coringa. O ator foi cotado para o papel de Doutor Estranho no MCU, mas recusou o papel por não se sentir confortável com as condições contratuais do estúdio, segundo o site Collider.

No início do processo de seleção do intérprete do super-herói, Phoenix foi escolhido após Benedict Cumberbatch revelar que não tinha agenda disponível por causa da série Sherlock e a peça Hamlet. Porém, o artista desistiu do papel devido as demandas e os compromissos com a imprensa exigidos pela franquia.

+++LEIA MAIS: Joaquin Phoenix comemora vitória no Oscar na calçada com a noiva e hambúrguer vegano

"Tinha muitos requisitos que iam contra meus instintos para um personagem. Eu fui acostumado. Eu nunca tive que fazer esses compromissos. Eu ainda não conheci um diretor com um desses filmes em que nós olhamos o roteiro e eles dizem: "Você sabe o que? Fo**-se essa peça programada, vamos focar no personagem'. Eu entendo, mas é melhor eu não fazer."

Ele completou: "Eu não estou apenas sendo difícil. Eu apenas estou tentando encontrar o que funciona para mim. Eu não quero me comprometer com algo e não cumprir com as obrigações. Eu gosto de ver esses filmes [...] Eu apenas não sei se quero a experiência de estar neles. Eu li alguns roteiros e 75% é uma descrição de algum asteróide atravessando o espaço". 

+++ LEIA MAIS: 7 easter eggs de Coringa que você pode não ter percebido - com spoilers!

Apesar de recusar o papel, Phoenix afirmou que respeita o trabalho da Marvel e realmente rejeitou o convite por não se identificar com o papel.

"Eu acho que eles fazem ótimos e divertidos filmes. Não tem nada de errado. Eu não sou esnobe e eu estou totalmente bem com isso… Eu gosto desses filmes, às vezes, e eu acho que ele continuam fod**** a indústria de algumas formas, então eu não tenho um problema com isso", disse o ator.

Por fim, o vencedor do prêmio de Melhor Ator no Oscar 2020 falou que, no fim, as duas partes ficaram satisfeitas com os resultados finais. Ele disse: "Eu acho que todos estavam, estão… Eu estou tentando descobrir como dizer isso da forma mais diplomática, okay. Eu acho que todos estavam realmente felizes com a forma que as coisas acabaram. Todas as festas ficaram satisfeitas".


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA