Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que John Lennon não gostava de nenhum disco dos Beatles?

Durante a vida, o ex-beatle não hesitava ao criticar as criações do icônico quarteto

Redação Publicado em 25/11/2019, às 12h10 - Atualizado às 12h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon (Foto: AP)
John Lennon (Foto: AP)

Se você é um fã dos Beatles, provavelmente já esbarrou em alguma entrevista do John Lennon em que ele aponta as poucas músicas das quais ele se orgulhava da época do icônico quarteto. "Help", "In My Life" e "I Am the Walrus" geralmente aparecem nessa lista. 

Mas raramente você encontra Lennon elogiar algum álbum com a mesma intensidade. Até quando ele dizia preferir o The White Album a qualquer outro álbum dos Beatles, ele parecia querer fazer do Sgt. Peppers um disco inferior. 

Sendo assim, os entrevistadores raramente precisavam pedir para que Lennon disesse "o que ele realmente pensa", já que ele era tão aberto quanto qualquer outra pessoa famosa já foi. Até quando ele disse coisas ruins sobre Paul McCartney e os outros integrantes dos Beatles, ele não sentiu necessidade de voltar atrás ou pedir desculpas por isso. 

A sinceridade de John realmente se destacou em várias entrevistas durante os anos 1980, principalmente a com David Sheff da Playboy. Quando questionado se ele tinha um álbum favorito dos Beatles, Lennon não hesitou.

"Não. Eu gosto de músicas de álbuns diferentes", respondeu. "[Mas] eu não sou uma pessoa de álbum. Eu realmente não sou."

+++LEIA MAIS: Paródias, fracassos e musicais: 7 filmes inspirados nos Beatles [LISTA]

Para pensar em um álbum no qual ele realmente gostava de ouvir do começo ao fim, Lennon precisou voltar à adolescência. Segundo ele, o primeiro disco do Elvis e o primeiro de Carl Perkins foram os únicos que tocaram ele nesse nível [de gostar de um álbum inteiro]. Enquanto os discos dos Beatles, para Lennon, não funcionavam como um produto inteiro. 

"Não sou satisfeito com nenhum álbum solo ou dos Beatles", disse ele. "Existem muitos preenchimentos. Gosto das coisas inspiradas, não estrategicamente criadas e inteligentes."

Considerando que a banda lançou Abbey Road e Revolver, esse posicionamento pode parecer loucura para os fãs dos Beatles.

Principalmente que Lennon ignora completamente "Dig a Pony", "Mean Mr. Mustard" e "Cry Baby Cry". E de fato, ele pensava assim sobre a maioria das músicas usadas para o medley de Abbey Road

+++ LEIA MAIS: Guia prático para quem ama usar camisetas de bandas - mas não conhece nenhuma

No fim, Lennon não queria dizer que todos os discos dos Beatles são ruins, mas ele não assinaria nenhum disco como um todo.