Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que John Lennon se sentia sob pressão quando criou ‘Lucy In The Sky With Diamonds’ e ‘A Day In a Life’ em 10 dias?

Lennon sentia que a juventude dele era a fonte da criatividade e não podia perder tempo

Redação Publicado em 23/04/2020, às 13h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon (Foto: reprodução / AP)
John Lennon (Foto: reprodução / AP)

Nos bastidores dos Beatles, John Lennon e Paul McCartney se revezavam como as forças dominantes na banda. Na época de A Hard Day's Night (1964), a criatividade de Lennon e a produção geral de composições dele eram incomparáveis.

Ao recordar sua carreira nos Beatles em 1980, John viu esse período fértil como um produto da energia juvenil. "Você nunca pode ter 24 anos de novo", disse ele a David Sheff, da Playboy. "Você nunca pode estar com tanta fome duas vezes."

+++LEIA MAIS: Paul McCartney explica como transformou ‘Come Together’, de John Lennon, para se tornar uma da músicas mais famosas dos Beatles

Alguns anos depois, com os Beatles desfrutando de uma riqueza impressionante e fama mundial, McCartney se tornou a figura dominante da banda enquanto faziam Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club e Magical Mystery Tour (ambos em 1967).

Pensando no que mudou durante esse período, Lennon notou a mudança de seu estilo de vida (morar com uma esposa e um filho fora de Londres) e como isso contrastou com a vida de  Paul por volta de 1966-67.

+++ LEIA MAIS: 5 clássicos do rock ‘roubados’ de outros artistas: Beatles, Deep Purple e mais

Embora John não estivesse produzindo músicas como havia feito em 1964, ele ainda conseguiu produzir várias obras-primas durante esse período. "Strawberry Fields Forever", sua primeira faixa eliminatória lançada em 67, entrou em registro no início das gravações de Sgt. Pepper's.

John escreveu a faixa durante as filmagens da comédia Como Eu Venci a Guerra, em 1966. Com as gravações de Sgt. Pepper's em andamento e Paul escrevendo muito material novo, Lennon sentiu a pressão no início de 1967. " Consegui compor 'Lucy In the Skies' e 'A Day In The Life' sob pressão em apenas 10 dias", disse ele a Sheff.

+++ LEIA MAIS: Gravação caseira mostra John Lennon cantando com filho Sean a música dos Beatles favorita dele; ouça a fofura

Lennon falou que conseguiu apenas algumas músicas em Sgt. Pepper's (ele tinha três) e depois ainda menos novos no Magical Mystery Tour (duas, sem contar "Strawberry Fields"). No entanto, considerando que John escreveu "All you need is Love" e "I am The Walrus" ao longo do ano, acredita-se que ele chegou perto de 1.000 faixas em 1967.

Depois da viagem do grupo para a Índia, no início de 1968, John Lennonvoltou a "boa forma" no White Album (escreveu 13 músicas que terminaram no álbum duplo). Todo o tempo de inatividade e meditação em Rishikesh - além da saída do estilo de vida suburbano - serviram bem a John.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA