Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que John Lennon tocou o solo de guitarra de 'Get Back' em vez de George Harrison?

A ausência de Harrison nas gravações fez com que Lennon liderasse as sessões de Let It Be

Redação Publicado em 29/08/2019, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

No início dos Beatles John Lennon tocava violão, George Harrison a guitarra, Paul McCartney tocava baixo e Ringo Starr era da bateria. Quando isso mudava, geralmente havia um motivo específico. 

Por exemplo, quando McCartney assumiu a bateria em "Back in the U.S.S.R.", foi necessário. Depois de cansar a banda nas sessões do The White Album e Starr deixar a cidade, McCartney simplesmente teve que preencher o espaço para manter a banda no eixo. 

Em 1969, os Beatles podiam fazer qualquer coisa. Eles tinham selo próprio, tempo ilimitado no estúdio e tudo o que precisavam para fazer música. Mas eles também tiveram sérios problemas como um grupo. E John acabou tendo que fazer o solo de guitarra em "Get Back" após uma breve saída de George. Essa ausência fez com que Lennon liderasse as sessões de Let It Be.

Se você assistiu ao filme Let It Be, é possível ter uma ideia das tensões que envolviam os Beatles no início de 1969. Embora todos tenham lutado contra as confusões da gravação do White Album, ninguém se perdoou ou esqueceu o que aconteceu. 

Depois de um tempo, Harrison decidiu deixar a banda.

+++ LEIA MAIS: Por que John Lennon não aceitou criar nova banda com George Harrison depois dos Beatles?

Nos dias seguintes, os Beatles conversaram sobre o que fariam na ausência dele e Lennon sugeriu substitui-lo por Eric Clapton. Mas eles estavam no meio de um álbum e um filme, então tentaram convencer o guitarrista a voltar para o estúdio. 

Durante o tempo em que George esteve fora, os Beatles trabalharam no restante da música de McCartney, "Get Back". Como não havia guitarrista, Lennon tomou a frente.

No filme Let It Be, você pode vê-lo fazendo o solo. A faixa conquistou o topo das paradas da Billboard em maio de 1969.

+++ LEIA MAIS: Qual foi o primeiro disco dos Beatles produzido sob efeito de LSD?

Lennon já fazia solos ocasionalmente em suas próprias músicas ao longo dos anos, mas era raro ele colaborar com as faixas de McCartney. Temos um breve momento em "Honey Pie", que foi o único além de "The End" (na qual todos os integrantes do icônico quarteto fizeram um solo).

Não que ele  tenha evitado tirar solos por timidez ou qualquer outra coisa (muito pelo contrário). Na verdade, ele quem sugeriu fazer o solo de guitarra em "The End". Mas Lennon nunca tentou tirar o instrumento das mãos de Harrison.

Inclusive, quando os Beatles chegaram ao fim ele pediu para que Harrison tocasse guitarra em "How Do You Sleep?", a clássica faixa do Imagine.

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos