Por que Kubrick mudou completamente a história de O Iluminado, de Stephen King, no filme de 1980?

O longa foi baseado na obra de King lançada em 1977

Redação Publicado em 05/03/2020, às 18h41

None
O Iluminado (foto: Reprodução/ Warner)

O filme O Iluminado, baseado na obra de Stephen King de 1977 e dirigido por Stanley Kubrick, foi lançado em 1980, e agradou à crítica. No entanto, a adaptação para o cinema não satisfez o autor do livro, já que diversos aspectos da história original foram modificados. 

+++ LEIA MAIS: Por que, afinal, Stephen King odeia tanto o filme O Iluminado de Stanley Kubrick? [LISTA]

Segundo o ScreenRant, apesar de King não gostar da adaptação, Kubrick apreciou o livro. O cineasta considerou a publicação de terror com "leitura compulsiva" e mais "imaginativa" do que outras obras do gênero. No entanto, o diretor também criticou a obra, considerando-a desleixada.

Embora King sempre tenha questionado as mudanças de Kubrick em seus personagens, o diretor sentiu que o roteiro - co-escrito com Diane Johnson - manteve, de fato, a essência da família Torrance, simplificando as características do livro consideradas "confusas" pelo diretor. 

+++ LEIA MAIS: O que Stephen King achou de Doutor Sono, sequência de O Iluminado?

Além disso, Kubrick também achou mais crível a versão, feita por ele, de Wendy, e optou por diminuir as narrativas passadas de Jack e Wendy, priorizando momentos sutis no filme, responsáveis por atravessarem a história da família. 

O final de Stephen King também foi criticado por Kubrick, considerado "anticlímax" e "rápido". Assim, o cineasta optou por retrabalhar a conclusão de O Iluminado.

+++ LEIA MAIS: 8 mais aterrorizantes adaptações do Stephen King para cinema e TV [LISTA]


+++ KAROL CONKA NO DESAFIO 'MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO'