Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Kurt Cobain não gostava de tocar 'Smells Like Teen Spirit', do Nirvana?

O vocalista da banda acreditava que a canção era superestimada pelos ouvintes

Redação Publicado em 15/06/2020, às 08h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain (Foto: AP Images)
Kurt Cobain (Foto: AP Images)

Apesar de “Smells Like a Teen Spirit” ter sido o primeiro hit do Nirvana e garantido a fama da banda na história do rock, Kurt Cobain não gostava de tocar a canção, segundo o site Showbiz CheatSheet.

“Existem tantas outras canções que eu escrevi que são tão boas quanto ['Smells Like a Teen Spirit'], se não melhores que essa música”, disse o vocalista em entrevista à Rolling Stone EUA

+++ LEIA MAIS: MTV Unplugged do Nirvana será relançado em vinil em comemoração aos 25 anos do disco

Ele continuou: “Tipo, ‘Drain You’. “Essa, definitivamente é tão boa quanto 'Teen Spirit'. Eu amo a letra e eu nunca me canso de tocá-la. Talvez se tivesse sido tão grande quanto “Teen Spirit”, eu não iria gostar tanto.”

Para Cobain, a canção ganhou fama principalmente por causa da MTV, que exibia o clipe da canção inúmeras vezes. “Todos focaram tanto nessa música. A razão para ela causar grandes reações é [porque] as pessoas viram na MTV milhões de vezes. Foi socado no cérebro deles”, afirmou o astro do rock.

+++ LEIA MAIS: Nirvana no Brasil: vídeo raro relembra entrevista de Kurt Cobain para a MTV Brasil em 1993

Durante a carreira, o astro do grunge ainda admitiu diversas vezes que as guitarras da canção eram praticamente uma “cópia” dos riffs das bandas Bostone Kingsmen. De fato, a melodia do instrumento no hit é bem semelhantes à da música “More Than a Feeling”. 

“‘Teen Spirit’ era um riff tão clichê. Era tão semelhante ao riff do Boston ou ‘Louie Louie’ [do Kingsmen]. Quando eu compus a parte da guitarra, [Krist Novoselic] olhou para mim e disse: ‘Isso é tão ridículo’. Eu fiz a banda tocar isso por uma hora e meia.”


+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO