Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Madonna: Por que cantora merece título de Rainha do Pop?

Por meio das músicas e discurso político, a artista virou um ícone - e o título é merecido, sim

Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 16/08/2020, às 11h00 - Atualizado às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Madonna (Foto: Press Association via AP Images)
Madonna (Foto: Press Association via AP Images)

Madonna é, sem dúvidas, um ícone. Mesmo com o passar do tempo e as reinvenções da indústria musical, a artista se mantém no topo da lista de referências quando o assunto é cultura pop - e isso por causa das canções incomparáveis, discurso empoderado, defesa da liberdade sexual da mulher e dos LGBTQ+, assim como da liberdade de expressão.

+++ LEIA MAIS: Por que o novo disco da Madonna é tão importante para a história?

Nas músicas icônicas das mais diversas sonoridades, Madonna faz melodias e letras dialogarem com discurso político e vivências pessoais. Por meio dos clipes, a estrela desconstruiu tabus relacionados ao sexo e orientação sexual, trazendo à mídia discussões importantes. 

Em uma época de intolerância para com a diversidade e direito dos indivíduos - situação recorrente até a atualidade -, Madonna trouxe ao mainstream debates relevantes. Atualmente, ela continua fazendo das canções palco para denunciar o preconceito direcionado às pessoas da terceira idade, por exemplo.

+++ LEIA MAIS: Com o disco Madame X, Madonna cria uma viagem estranha e selvagem [ANÁLISE]

Devido, principalmente, às críticas ao Vaticano e controvérsias relacionadas aos símbolos religiosos usados por Madonna nos clipes, a artista sofreu com boicotes, repercussão negativa e contratos desfeitos. Um dos exemplos, é o vídeo da icônica "Like a Prayer". 

No entanto, a inovação musical e a importância da artista superou as polêmicas, críticas negativas e acusações de conteúdo "inapropriado". Madonna construiu (e ainda constrói) um legado incomparável, servindo de referência e influência para milhares de pessoas - artistas ou não. 

+++LEIA MAIS: 5 artistas que não existiriam sem David Bowie: Marilyn Manson, Madonna e mais

Nesta segunda, 16 de agosto, Madonna completa 63 anos de talento, ativismo e importância na cena musical. Para entendermos a relevância da artista, a Rolling Stone Brasil separou 6 clipes que revelam como a estrela se consagrou como Rainha do Pop; confira: 

"Like A Virgin" (1984)


"Like A Prayer" (1989)


"Express Yourself" (1989)


"Vogue" (1990)


"Justify My Love" (1990)


"Erotica" (1992)


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!