Por que o clipe de 'Let's Dance', do David Bowie, deixou Stevie Ray Vaughan irritado?

O instrumentista sentia que o seu esforço não estava sendo reconhecido pelo astro

Redação Publicado em 06/08/2019, às 14h03

None
David Bowie e Stevie Ray Vaughan (Foto: Ap Images - Lisa Davis)

O trabalho de Stevie Ray Vaughan como guitarrista principal da faixa “Let's Dance”, de David Bowie, certamente abriu várias portas na carreira do instrumentista.

No entanto, ele não ficou muito satisfeito quando saiu o videoclipe da música, no qual Bowie tocava em seu lugar.

A futura biografia escrita por Alan Paul e Andy Aledort, Texas Flood: The Inside Story of Stevie Ray Vaughan, nos apresenta um olhar sobre o breve período em que ambos colaboraram.

Conforme lembrou o baterista Chris Layton, do Double Trouble, "Stevie estava prestes a se tornar mundialmente famoso como o cara que tocou aquele solo, mas o vídeo realmente o incomodou. Bowie está usando luvas brancas de linho, e Stevie disse: 'Esse filho da puta não deveria fingir que estava tocando qualquer merda sendo que ele não estava tocando! Ele não conseguia entender por que Bowie faria isso.”

Bowie viu Vaughan se apresentar em Montreux e pediu que ele tocasse em seu novo disco. Mesmo que as sessões tenham corrido bem, as tensões entre os dois surgiram quando Vaughan tentou se juntar a Bowie para a turnê seguinte.

Um plano foi proposto para que Vaughan e sua banda, Double Trouble, abrissem as apresentações do artista para dar visibilidade a eles. Mas o plano foi descartado antes de ser formalmente sugerido.

O diretor musical de Bowie, Carlos Alomar, relatou: "Eu disse a ele cara a cara que ‘o astro aqui é David Bowie. E os fãs dele até podem descobrir você e o seu lançamento, mas a história sugere que isso não vai acontecer. Além disso, você só tem uma chance com o seu primeiro álbum, e a equipe de Bowie não vai colocar a equipe de imprensa inteira à sua disposição.”

Cansado da situação, Vaughan deixou a banda na véspera da turnê, sendo rapidamente substituído por Earl Slick.

Assista ao videoclipe de “Let's Dance” abaixo:


+++ LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019