Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que o filme dos Beatles sobre O Senhor dos Anéis nunca saiu do papel?

Os integrantes do Fab Four enfrentaram diversos problemas de produção ao tentar adaptar as histórias de J.R.R. Tolkien para os cinemas

Redação Publicado em 30/03/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

40 anos antes de Peter Jacksondirigir a saga O Senhor dos Anéis, os Beatles já pensavam em adaptar os livros de J.R.R. Tolkien para os cinemas. Contudo, o projeto do quarteto britânico enfrentou diversos obstáculos de produção e, no fim, foi deixado para trás.

Segundo o site Screen Rant, a ideia do longa-metragem foi sugerida pelo produtor Denis O’Dell e foi rapidamente abraçada pelos integrantes da banda, que eram fãs das histórias da Terra Média. 

+++ LEIA MAIS: O baixo isolado de Paul McCartney em ‘Dear Prudence’ é de arrepiar; ouça

A adaptação seria um musical, repleto de música dos Beatles, e contaria com Paul McCartney como Frodo. Já John Lennon seria Gollum, George Harrison interpretaria Gandalf, enquanto Ringo Starr daria vida para Samwise Gamgee.

Porém, os músicos tiveram dificuldades de encontrar um diretor para comandar a produção. Lennon tentou convidar Stanley Kubrick, mas o cineasta recusou e ressaltou o nível de dificuldade em adaptar a história fantasiosa - mesmo nos anos 2000, a saga precisou ousar para atingir os efeitos visuais necessários. 

+++LEIA MAIS: Qual foi a última música que John Lennon e Paul McCartney fizeram para os Beatles?

E, de acordo com Jackson, o próprio Tolkien negou os direitos autorais para os Beatles e disse não ser o maior fã do quarteto. Então, os músicos perderam o interesse no projeto aos poucos e o filme nunca saiu do papel.


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?