Por que o Iron Maiden não ajuda Paul Di'Anno a realizar cirurgia? Organizador da vaquinha também não sabe

Organizador da campaha de crowdfunding para realizar cirurgia de Paul Di'Anno falou sobre integrantes do Iron Maiden não o ajudarem

Itaici Brunetti Publicado em 12/04/2021, às 11h05

None
Paul Di'Anno (Foto: Wikicommons / Silvio Tanaka)

Paul Di'Anno, primeiro vocalista do Iron Maiden está há 6 anos em uma cadeira de rodas por vários problemas de saúde e lutando para conseguir dinheiro para realizar uma cirurgia que o tire dessa condição. Para ajudar o cantor financeiramente, o pub londrino Cart & Horses criou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de arrecadar 20 mil libras (R$ 155 mil). 

Mas, por que os integrantes do Iron Maiden não se solidarizam com a situação de saúde do ex-companheiro de banda e não o ajudam? Kastro Pergjoni, gerente do pub Cart & Horses disse que também não sabe porque o grupo liderado por Steve Harris e Bruce Dickinson não contribui comPaul Di'Anno.

+++LEIA MAIS: Em cadeira de rodas há 6 anos, Paul Di'Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, faz vaquinha para pagar cirurgia

"Se o Iron Maiden quisesse, ou se qualquer outra pessoa [da equipe deles] quisesse, eles teriam feito isso. Mas até agora, nada, infelizmente", afirmou Kastro Pergjoni recentemente no podcast Uncle Steve's Iron Maiden Zone, informa o site Blabbermouth

Ao ser questionado se ele tentou entrar em contato diretamente com os integrantes do Iron Maidenpara alertá-los da condição de Paul Di'Anno na esperança de, quem sabe, poderem contribuir com o crowdfunding, o gerente do Cart & Horses  respondeu: 

"Para ser honesto, eu mesmo não, porque não cabe a mim ir até eles. Eu não tenho conexões com os próprios integrantes do Iron Maiden. Mesmo quando eu preciso contatar Steve Harris, eu passo por seus amigos ou por sua irmã primeiro. Mas, para ir até o Maiden por algo que está relacionado ao Maiden, eu não acho que seja eu pessoalmente, ou o Cart & Horses, que deva contatá-los".

Kastro Pergjoni prosseguiu: "Eu adoraria que eles viessem e falassem alguma coisa ou qualquer coisa, mas não acho que seja a minha responsabilidade ir até o Maiden para tratar sobre isso. Tanto porque o Paul [Di'Annno] tem amigos e mais conexões com o Maiden do que eu. Então, se o Maiden quisesse, ou se outra pessoa [da equipe deles] quisesse, eles teriam feito isso. Mas até agora, nada, infelizmente."

+++LEIA MAIS: Cantora Nikki Dickinson diz ser filha 'rejeitada' de Bruce Dickinson; entenda

Até o momento, a campanha de crowndfunding para ajudar Paul Di'Anno a realizar a cirurgia arrecadou somente 8.600 libras do total de 20 mil. Ou seja, apenas 43% do valor requisitado com a ajuda de 340 apoiadores.

Desde junho de 2019 que o Cart & Horses, local onde o Iron Maiden realizou suas primeiras apresentações, está fechado para reforma e continuou sem abrir as portas no decorrer da pandemia do coronavírus. 

"Eu pedi a eles [Iron Maiden] para que pudessem doar coisas para ajudar na reforma do Cart & Horses. Agora, perguntar a eles sobre outra coisa que não está relacionada ao pub, acho que não é a coisa certa a fazer", disse Pergjoni, e concluiu: "É como ir até a família de outra pessoa para tratar de algo da família. Mas, se alguém quiser e tiver conexões com o Maiden ou com alguém de lá, por que não [perguntar]?"

+++LEIA MAIS: Rock in Rio: relembre todos os shows que o Iron Maiden fez no festival

Paul Di'Anno está com a carreira estacionada por conta de graves problemas de saúde. Há alguns anos, foi submetido a uma cirurgia para tratar um abscesso no pulmão. Mais tarde, teve problemas no joelho, que ele afirma ter quebrado. Em uma das operações para ajustar a fratura, contraiu sepse, infecção causada por uma bactéria - e a maior causa de morte nas UTIs.

Ao site El País, ele refletiu: "Estou em uma cadeira de rodas há seis anos e quase não trabalhei nesta época. Tenho que pagar contas médicas. Sim, as coisas estão ficando um pouco complicadas."

Em 2016, já sem poder andar, o ex-vocalista da Iron Maiden fez algumas apresentações ao vivo na cadeira de rodas - foram as últimas. Agora, os planos são: "Fazer a cirurgia e, espero, sair em turnê e gravar um disco", revelou.

+++LEIA MAIS: Heavy metal: Site elege melhores músicas de cada ano desde década de 1970

Paul Di'Anno foi o primeiro vocalista do Iron Maiden entre 1978 e 1981. O cantor participou dos discos Iron Maiden(1980) e Killers (1981). Depois, deixou a banda e deu lugar a Bruce Dickinson, que ocupa o posto até hoje. 

O cantor foi casado cinco vezes e tem seis filhos espalhados por diferentes lugares: Brasil, EUA e Venezuela. Apesar de sua extensa família, ele mora sozinho nos arredores de Salisbury, no sul da Inglaterra, em um pequeno apartamento. Devido ao uso de cadeira de rodas, quase nunca sai de casa. 


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.

Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana

+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]

As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.

Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:

+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda


6 - All Apologies

Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged

+++LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo


5 - Drain You

O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.

Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.

"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.

+++LEIA MAIS: O dia em que Kurt Cobain teve overdose de heroína antes de tocar no Saturday Night Live [FLASHBACK]


4 - Come As You Are

Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico  recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.

Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind(1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.

+++ LEIA MAIS: Fotógrafo encontra imagens inéditas de um dos primeiros shows do Nirvana no Reino Unido


3 - Heart-Shaped Box

Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone,Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."

Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero(1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa. 


2 - Smells Like Teen Spirit

"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvanae deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.

"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.

+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?


1 - Lithium

Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind(1991) merece a colocação.

"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'