Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que o Nirvana foi processado por causa de estampa de camiseta dos anos 1990?

Responsáveis da banda alegam possuir os direitos autorais da ilustração feita por Kurt Cobain

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/05/2021, às 20h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Grohl  (Foto: Mark Seliger / Rolling Stone)
Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Grohl (Foto: Mark Seliger / Rolling Stone)

O Nirvana foi processado por Jocelyn Susan Bundy por usar um desenho supostamente plagiado em camisetas e outros produtos licenciados da banda. Segundo Bundy, o desenho foi criado por, C.W. Scott-Giles, avô dela, para uma tradução em inglês d’A Divina Comédia, de Dante Alighieri, publicada em 1949 - mas usada em merchandisings da banda desde 1989. Ela descobriu o uso somente em 2021.

Segundo documento obtido pela Rolling Stone EUA, Bundy processa o Nirvana e a Live Nation, gravadora, assim como meios de venda de produtos licenciados - como camisetas, buttons, vinis, chaveiros e diversos outros objetos.

+++LEIA MAIS: Como os Ramones inspiraram o clipe de ‘Smells Like Teen Spirit’, do Nirvana?

A imagem, como explicou Bundy, é "virtualmente idêntica" à desenhada pelo avô para o livro, e mostra os cinco primeiros círculos do Inferno de Dante. Nenhuma das outras nove imagens de Scott-Giles foram retiradas de contexto.

A ilustração em questão, porém, não só foi copiada, de acordo com o processo: o Nirvana afirmou, em algumas peças, serem donos dela (com símbolos de copyrights). Como defesa, a banda explicou que o desenho, na verdade, é de Kurt Cobain - mas também afirmou tratar-se de domínio público, e até de terem-no obtido legalmente. Para Bundy, as "falsas afirmações provam a má-fé do grupo".

+++LEIA MAIS: Fios de cabelo de Kurt Cobain vão a leilão - e custam R$ 13,2 mil

Bundy pede para a empresa do Nirvana cessar a produção de distribuição de produtos com a imagem, e declarar os "lucros tributáveis obtidos da conduta ilegal." Os cálculos de renda devem ser apresentados em tribunal em meio aos processos. A banda se recusou a parar a produção de peças com o símbolo, e não se declarou sobre os informes solicitados.

Não é o primeiro processo contra o Nirvana: nos últimos três anos, a banda se envolveu em um caso com Marc Jacobs por um design de camiseta com uma carinha feliz amarela. A grife é dona do desenho desde 1992, mas permanece um dos desenhos mais conhecidos atrelados à banda de Cobain.

+++LEIA MAIS: Primeiro show do Nirvana com 'Smells Like Teen Spirit' foi para conseguir dinheiro de gasolina para viajar e gravar disco

Camiseta com os círculos do inferno de Dante Alighieri (Foto: Reprodução/Poshmark)

+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL