Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que O Sexto Sentido não é o melhor filme de terror de 1999?

O filme de M. Night Shyamalan se tornou um clássico cult, mas é superado por Ecos do Além

Redação Publicado em 17/03/2020, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Sexto Sentido / Ecos do Além (foto: reprodução)
O Sexto Sentido / Ecos do Além (foto: reprodução)

O Sexto Sentidoé um ótimo filme. Dirigido por M. Night Shyamalan, o longa se tornou um clássico do terror, mas há outra produção do mesmo gênero e também lançada em 1999 que foi melhor: Ecos do Além, estrelado por Kevin Bacon.

Ambos os filmes são histórias de fantasmas e estrearam com apenas um mês de diferença. Enquanto o psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis) é uma visão muito mais amigável desse fenômeno paranormal, as assombrações que atormentam o executivo Tom Witzky, personagem de Bacon, são muito mais assustadoras. 

+++LEIA MAIS: Diretor de O Sexto Sentido julga a qualidade dos filmes a partir das idas do público ao banheiro

Para aqueles que não se lembram da trama, tudo começa em Ecos do Alémquando o Tom aceita ser hipnotizado pela cunhada Lisa, para abrir a mente dele aos mistérios do paranormal, coisa que ele desprezava. 

A partir dessa experiência, o personagem de Kevin Bacon é perseguido pela visão do assassinato brutal de uma menina chamada Samantha. Nesse ponto já é possível ver os pontos positivos do filme com relação a O Sexto Sentido

+++LEIA MAIS: 6 filmes de terror dos anos 1990 que são completamente apavorantes: Aracnofobia, It e mais

A atuação de Bacon é convincente e vai gradualmente de um homem confiante para um louco, sem parecer ridículo. Além disso, o sofrimento de Samantha (Jennifer Morrison) e o fantasma dela são muito mais assustadores que as visões do garoto Cole (Haley Joel Osment) no filme de Shyamalan.

Além disso, Ecos do Além é recomendado para maiores de idade, ao invés da classificação PG-13 de Sexto Sentido. Isso possibilitou violência muito mais gráfica e explícita, com palavrões e outros elementos que tornam o filme mais sombrio. 

+++LEIA MAIS: 8 séries de terror na Netflix com uma temporada para maratonar na Sexta-Feira 13

Possivelmente a restrição de idade tenha também afetado a bilheteria, que por pouco conseguiu cobrir os gastos de produção. Enquanto O Sexto Sentido continua sendo um ótimo filme que merece muitos elogios, Ecos do Além merece mais reconhecimento e é  uma dica certa para aqueles que procuram terror de qualidade.


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA