Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que o solo de George Harrison em ‘Let It Be’ era tão melhor no vinil?

A faixa dos Beatles foi lançada como single em março de 1970 e remixada para o LP meses depois

Redação Publicado em 22/07/2020, às 14h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison (Foto: AP Images)
George Harrison (Foto: AP Images)

Em maio de 2020, o álbum Let it Be (1970) completou cinquenta anos e, embora seja um clássico irreversível, muitos críticos concordam que há, nele, algumas fraquezas flagrantes em comparação aos trabalhos anteriores dos Beatles.

+++LEIA MAIS: Qual música dos Beatles George Harrison escreveu só para ‘passar o tempo’?

Tanto que, décadas depois, Paul McCartney ainda não havia superado o resultado de Let it Be e supervisiou a remixagem e remasterização de Let It Be... Naked (2003). Na época, ele sentia que a produção de Phil Spector não havia representado fielmente as intenções "despojadas" da banda para o álbum.

No entanto, é inegável o fato de que Spector transformou alguns rabiscos dos Beatles num projeto "lançável", incluindo o solo de George Harrison na faixa-título do LP, "Let it Be", conforme aponta o portal CheatSheet.

+++LEIA MAIS: Por que era tão difícil para George Harrison compor músicas para os Beatles?

No final de janeiro de 1969, George gravou a primeira versão do solo de guitarra em meio a dezenas de tomadas até obter uma versão mais ou menos satisfatória da faixa. Em abril, regravou sua parte para que o single "Let It Be" fosse lançado em março de 1970.

George Martin foi o produtor responsável por esse lançamento - e ele usou o solo gravado por George em abril de 1969. Confira abaixo (a partir de 1:59).

Você pode descrever o solo acima como "bom", mas certamente não se compara ao solo presente no vinil de Let It Be, lançado cerca de dois meses depois.

+++LEIA MAIS: Por que Paul McCartney foi o único dos Beatles a não gostar do disco Let It Be?

Ao examinar o montante de fitas gravadas por George várias e várias vezes, Spector finalmente escolheu um solo de guitarra ideal para o LP - e ficou muito melhor do que o single. 

+++ LEIA MAIS: Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?

De fato, as pessoas que gostam de opinar sobre os melhores solos de guitarra de George Harrison colocam essa versão de "Let It Be" no topo da lista. O instrumento de George rosna e surge através do mix de Spector. Não é de se admirar que, ao contrário de Paul, ele tenha gostado do trabalho de Spector no disco. Confira:


+++ FREJAT: O DESAFIO É FAZER AS PESSOAS SABEREM QUE O DISCO EXISTE