Por que o The Strokes excluiu uma música do disco de estreia Is This It no lançamento dos EUA?

A banda precisou substituir uma das faixas de Is This It para o lançado do disco nos Estados Unidos

Redação Publicado em 12/02/2020, às 11h53

None
Julian Casablancas (Foto: Amy Harris / Invision / AP)

O The Strokes marcou a história do rock ao lançar o disco Is This It, em 2001. A banda nova-iorquina ficou conhecida como "salvadora do rock" ao mistura o velho rock de garagem dos anos 1960 e 1970 com os efeitos, distorções e sons eletrônicos do novo milênio.

Contudo, o lançamento do disco de estreia da banda enfrentou um problema de escala global que resultou na substituição da música "New York City Cops" por "When It Started".

Vale lembrar que no início dos anos 2000 o mundo ainda funcionava como na década anterior e as bandas que queriam ganhar espaço da indústria musical tinham que colocar em prática a antiga estratégia de realizar o máximo de shows possíveis em festivais e bares conhecidos.

+++ LEIA MAIS: Polícia tenta encerrar show do The Strokes e banda responde com New York City Cops; assista

Sem fácil acesso à internet ou plataformas de streaming, a gravadora do The Strokesplanejou lançar Is This It em datas diferentes na Austrália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos a partir do mês de agosto. 

E a divulgação do primeiro álbum de estúdio de Julian Casablancas, Nick Valensi, Albert Hammond Jr., Fabrizio Moretti e Nikolai Fraitureno país de origem dos músicos foi programada para o dia 9 de outubro de 2001. Contudo, antes do lançamento, os Estados Unidos sofreram o ataque às Torres Gêmeas, no dia 11 de setembro.

+++ LEIA MAIS: The Strokes lança música ‘At The Door’ e confirma novo disco; ouça

Por causa da tragédia, a banda escolheu retirar "New York City Cops" do disco após os policiais nova-iorquinos terem sido considerados heróis no resgate do atentado. Apesar da música não conter grandes críticas, certo trecho da canção afirma: "Policiais de Nova York, eles não são muito espertos".

Mais tarde, a banda lançou o single e, hoje, o disco é disponível na versão original, sem a faixa "When It Started" e com "New York City Cops", que se tornou um dos hits clássicos do The Strokes


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS: