Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que os Beatles demoraram anos para lançar 'Across the Universe'?

A música faz parte do disco de caridade do World Wildlife Fund de 1969, mas só foi inserida na discografia da banda em 1970

Redação Publicado em 02/01/2020, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

Algumas músicas da discografia dos Beatles demoraram para serem oficialmente lançadas. "You Know My Name (Look Up the Number)", o lado B do single "Let It Be" - março de 1970 -, é um bom exemplo.

O quarteto de Liverpool começou a trabalhar em "You Know My Name" no início de 1967. Em maio, levaram a canção ao estúdio e elaboraram faixas básicas para a música. Em junho, fizeram alguns efeitos estranhos, inclusive, com Brian Jones dos Rolling Stones tocando sax na música.

+++ LEIA MAIS: Filho achava John Lennon 'hipócrita' por defender a paz, o amor e destruir a própria família

Mas, quase três anos se passaram antes que terminassem a canção e a lançassem. Esse tipo de linha do tempo não estava muito longe de uma das músicas de John Lennon, "Across the Universe".

Depois de dedicar um tempo significativo à faixa no estúdio em fevereiro de 1968, a música provavelmente parecia completa. No entanto, a canção não seria o próximo single dos Beatlesou apareceria noWhite Album ou Abbey Road. Isso porque, Lennon não estava satisfeito com "Across The Universe". 

+++ LEIA MAIS: 50 anos depois, Abbey Road, dos Beatles, volta a ser extremamente popular

Após ter George Harrison na cítara e percussão indiana, Johndecidiu adicionar cantores de apoio à canção - na verdade, o músico conseguiu esses cantores de fora dos estúdios da Abbey Road

No entanto, não ficou satisfeito com o esforço. Depois de tentar adicionar teclados à mistura, decidiu deixá-la como uma tentativa. Ao olhar para as sessões de "Across the Universe" em 1980, falou sobre como ele achava que as coisas estavam ruins.

"Os Beatles não fizeram um bom registro disso", disse. Inclusive, afirmou que Paul McCartney tentou sabotar o esforço deles com a música. 

+++ LEIA MAIS: Em 1970, John Lennon revelou qual música dos Beatles ele menos gostava: 'Foi feita às pressas'

Mais tarde, em 1968, os produtores do disco de caridade do World Wildlife Fund perguntaram ao compositor se o WWFpoderia usar a música para integrar ao álbum. O músico concordou, e "Across the Universe" teve o primeiro lançamento oficial  - com ruídos de animais adicionados - no final de 1969 neste disco.

Mas, mais uma vez, o britânico não desistiu da faixa. No documentário Let It Be, tenta reviver a música com a ajuda dos companheiros de Beatles- que estavam desinteressados. Como em muitas outras situações nas primeiras sessões de 1969, o esforço dele fracassou.

+++ LEIA MAIS: Além dos Beatles: 12 músicas solo de John Lennon que expressam a genialidade do artista [LISTA]

A última chance de "Across The Universe" foi receber o tratamento de Phil Spector que estava à frente do prometido Let It Be LP. Enquanto muitos criticaram como Spector lidou com isso, o músico gostou do que o produtor fez com a canção. E, a faixa finalmente foi lançada como uma música dos Beatles na primavera de 1970.

John Lennon estava orgulhoso da letra. "Felizmente, as palavras são válidas", disse a David Sheff em uma entrevista entrevistas de 1980.


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'