Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que os Beatles não relançaram Rubber Soul e Revolver?

De acordo com o produtor Giles Martin, os discos Rubber Soul e Revolver não tiveram remixes por falta de tecnologia

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 29/07/2021, às 09h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Beatles (Foto: AP Images)
The Beatles (Foto: AP Images)

O produtor Giles Martin supervisionou relançamento de discos bastante amados dos Beatles. No entanto, segundo informações do Ultimate Classic Rock, os fãs não precisam criar expectativa de outros álbuns do Fab Four, como Rubber Soul (1965) e Revolver (1966) em um futuro próximo.

Isso não deve acontecer por um motivo: tecnologia, segundo o produtor. "Esse é um bom exemplo de 'Como fazemos isso?'", afirmou Martin à Rolling Stone. "Como posso ter certeza do vocal de John [Lennon] ou Paul [McCartney] não estar apenas no alto-falante direito, mas também ter certeza de que a guitarra não o seguirá se colocá-la no centro?"

+++LEIA MAIS: Beatles, BTS, Taylor Swift e mais: Os músicos mais bem pagos de 2020 [LISTA]

Martin começou a experimentar um novo software, o qual pode ajudar na conclusão do remix de 2016 de The Beatles: Live at the Hollywood Bowl, no Abbey Road Studios. As fitas originais, supervisionadas pelo falecido pai do produtor, George Martin, tinham guitarras e vozes na mesma faixa - foi lançado em 1977.

Giles Martin usou essa tecnologia emergente para fazer a engenharia reversa de uma nova mixagem estérea, desacoplando elementos individuais nas trilhas de áudio antigas com vários participantes. Infelizmente, o processo ainda não chegou ao ponto no qual Martin se sentiria confortável tentando fazer separações semelhantes no ambiente mais silencioso e controlado de uma gravação de estúdio, como em Rubber Soul e Revolver.

+++LEIA MAIS: Sgt. Pepper’s, dos Beatles, será novamente remixado para o áudio espacial no Apple Music

Remixes de Rubber Soul e Revolver precisarão esperar, explicou o produtor: "Apesar dos constantes pedidos no Twitter, quero ter certeza de que podemos fazer um bom e benéfico trabalho. Você precisa ter certeza de fazer tudo na hora certa para a tecnologia."


+++ 15 ANOS DE GISELE BÜNDCHEN NA CAPA DA ROLLING STONE BRASIL | ENTREVISTA