Por que fãs dos Beatles acreditam que John Lennon sabotou a última música da banda?

“The Long and Winding Road” foi o último single de John, Paul, George e Ringo

Redação Publicado em 07/12/2019, às 13h00

None
Beatles (foto: AP)

Os fãs dos Beatles ou de rock em geral atribuem o fim da banda a última música deles, “The Long and Winding Road”. Quando os Fab Four começaram a trabalhar na faixa em janeiro de 1969, o clima já estava tenso.

Pouco antes de “The Long and Winding Road” ser lançado em 1970, Paul McCartney estava indignado com a diferença entre o conceito original dele para música e o quão diferente ela havia ficado.

+++LEIA MAIS: Quais foram as últimas palavras de George Harrison a Paul McCartney, Ringo Starr e Olivia Harrison?

Até o produtor de John Lennon, Phil Spector, responsável pela montagem do disco Let It Be, tirou sarro da “volta ao básico” da banda, e com razão. Entre muitas coisas, os trabalhos de Spector eram mixar o som de coral e orquestras nas músicas, e exercer críticas construtivas. E a maior crítica de “The Long and Winding Road” era sobre o baixo de John Lennon.

A parte instrumental de Lennon estava tão ruim, dizia Spector, que dificultou o trabalho do produtor, levantando suspeitas de que John tocou mal de propósito, para sabotar a composição de Paul. Mesmo assim, Spector conseguiu organizar a faixa para que ela se tornasse um hit.

+++ LEIA MAIS: Por que John Lennon não se preocupou com a saída de George Harrison dos Beatles?

Em uma situação normal, a música seria refeita devido a quantidade de erros no baixo de Lennon, mas os membros da banda já mal se falavam em 1970, então Spector tratou de “limpar” a faixa por conta própria. Inseriu os já citados trechos de orquestra e coral para mascarar o baixo e acabou por permitir que uma música com erros fosse para o disco.

Anos depois, vários críticos e jornalistas de música, como John Harris, do periódico britânico The Guardian concordam que Lennon praticou “sabotagem musical” no último disco dos Beatles.

Escute a versão do disco Let it Be de “The Long and Winding Road” abaixo:

Escute também a versão sem as adições de corais e orquestras abaixo:


+++ TRÊS DICAS PARA NÃO SER UM 'SACO DE VACILO', POR HOT E OREIA