Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Pete Townshend, do The Who, odeia tanto tudo relacionado a Led Zeppelin

Guitarrista criticou a banda várias vezes ao longo da carreira

Redação Publicado em 28/05/2020, às 09h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pete Townshend (Foto: Robb Cohen / Invision / AP)
Pete Townshend (Foto: Robb Cohen / Invision / AP)

Pete Townshend, guitarrista do The Who, nunca tentou esconder os sentimentos por outros músicos e bandas. Além de criticar The Beatles, o músico evidenciou o desprezo pelo trabalho do Led Zeppelin em diversas ocasiões, entre críticas e acusações, como lembra a Far Out Magazine

Em entrevista ao Toronto Sun, em dezembro de 2019, o guitarrista atacou a banda de Jimmy Page e Robert Plant ao responder uma pergunta sobre a sonoridade do álbum Who (2019).  “Não tem a sonoridade metal daqueles primeiros anos. Nós meio que inventamos heavy metal com nosso [álbum] Live at Leeds (1970). Fomos copiados por muitas bandas, principalmente Led Zeppelin, sabe? Bateria pesada, baixo pesado, guitarra pesada”, respondeu Townshend.

+++ LEIA MAIS: Roger Daltrey, do The Who, conta porque Pete Townshend quebrava guitarras nos shows

O desafeto existe há décadas. Em 1995, o músico demonstrou indignação com as comparações entre The Who e Zeppelin. “Não gosto de uma única coisa que eles fizeram, odeio o fato de ser minimamente comparado”, disparou. “Simplesmente nunca gostei deles. É um grande problema para mim porque, enquanto pessoas, são caras ótimos. Apenas não curto a banda. Não sei se tenho algum problema ou bloqueio, porque eles são muito maiores que The Who no nicho deles”. 

Durante um episódio do programa John Peel Lecture, em 2011, Townshend aproveitou a oportunidade para novas críticas. “Não me importo em fazer dinheiro. Acho que rock é uma velharia. Sou um gênio! The Who era OK, mas sem mim, eles teriam acabado trabalhando na floricultura, ou pior - no Led Zeppelin”, falou sobre os colegas de banda. 

+++ LEIA MAIS: Como John Entwistle criou o nome do Led Zeppelin?

Apesar de não ter problemas com os integrantes do Zeppelin, Townshend faz questão de citar a banda com menosprezo. Para a Far Out Magazine, essa rivalidade tem relação com o enorme sucesso do Zeppelin nos anos 1970, apesar da relutância do guitarrista em admitir. 


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION  ROLLING STONE