Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que trilogia Batman, de Christopher Nolan, não mostra outros personagens da DC?

Nos três filmes, nenhum herói da DC Comics fora da bolha de Bruce Wayne foi mencionado

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 10/05/2021, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Batman: O Cavaleiro das Trevas (Foto: Divulgação/Warner)
Batman: O Cavaleiro das Trevas (Foto: Divulgação/Warner)

A trilogia Batman, dirigida por Christopher Nolan e estrelada por Christian Bale, não apresentou outros personagens da DC Comics. A abordagem do cineasta trouxe cenários sombrios e realistas na vida de Bruce Wayne.

O primeiro capítulo da trilogia foi Batman Begins (2005), com personagens como Bruce Wayne e os vilões Ra’s al Ghul (Liam Neeson) e Espantalho (Cillian Murphy). O sucesso do longa possibilitou a continuidade de Nolan nas produções do homem-morcego. Em todos os filmes, nenhum personagem da DC Comics fora da bolha do Batman foi mencionado ou reconhecido.

+++LEIA MAIS: Deepfake coloca o rosto de Robert Pattinson em Batman Begins no lugar de Christian Bale - e o resultado é estranho; assista

Nolan decidiu não incluir referências e aparições de personagens da DC porque queria que as motivações de Bruce Wayne não fossem influenciadas por outros, com intuito de torná-lo um herói único (via Screen Rant).

Em entrevista ao LA Times em 2008, o diretor explicou como a versão de Batman e Gotham City não "se prestava a esse tipo de referências." Revelou como conversou com estúdio e roteiristas sobre incluir outros super-heróis, mas a ideia não avançou porque quadrinhos e heróis não existem nesta versão.

+++LEIA MAIS: 5 filmes de super-heróis que inovaram o gênero: de Batman a Vingadores [LISTA]

Christopher Nolan tomou essa decisão porque queria originalidade na escolha de Bruce Wayne em se vestir de morcego e agir como vigilante. Ou seja, o personagem não teria se inspirado em Superman (ou qualquer outro herói) para se tornar um justiceiro. O diretor acrescentou como voltaram ao "conceito e ideia muito originais do personagem," porque Batman "se inventa como uma criação totalmente original" nas primeiras aparições das HQs.


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL