Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Úrsula, de Friends, é tão malvada? Lisa Kudrow, a Phoebe, tem uma teoria

As duas personagens eram interpretadas por Lisa Kudrow em uma intertextualidade acidental

Redação Publicado em 23/06/2020, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Phoebe e Ursula em Friends (Foto: Divulgação / Warner)
Phoebe e Ursula em Friends (Foto: Divulgação / Warner)

Lisa Kudrow éPhoebe Buffay em Friends… Pelo menos, na maior parte do tempo. Em alguns episódios, a atriz também interpretou Ursula, irmã gêmea malvada da co-protagonista.

Mas… Por que a irmã de Phoebe é tão malvada? A atriz tem uma explicação, como contou à Television Academy Foundation. Porém, antes, é preciso entender que existe um motivo bem confuso para Ursula existir, para começar.

+++ LEIA MAIS: Como Courtney Cox, de Friends, inventou a dancinha do Carlton, de Um Maluco no Pedaço

As Buffay

Antes de ser Phoebe Buffay em Friends, Lisa Kudrow estrelava na sitcom Mad About You como Ursula, uma garçonete. Ela chegou à sitcom sobre os amigos ainda com o papel na outra produção. Então, para “resolver” o problema e não deixar o público confuso, criou-se uma irmã gêmea.

“Começaram a passarFriends, na TV, às terças, 20h30, logo depois de Mad About You. Então, começaram a discutir… Todo mundo percebeu que o público precisava de uma explicação do porquê existia a mesma garota, com a mesma voz, em dois programas seguidos.”

+++ LEIA MAIS: Por que é importante repensar no machismo em séries antigas como Friends e How I Met Your Mother? [ANÁLISE]

Para diferenciar

Ursula, em Mad About You, não é uma pessoa má. Pelo contrário, seria apenas avoada. Mas, em Friends, ela tinha atitudes bem chatas, para dizer o mínimo. “Eu via Ursula como alguém bem legal. Mas os escritores de Friends decidiram fazê-la malvada. Talvez não gostaram que tiveram que colocá-la no programa,” disse Kudrow.

Ela ainda lembra, em partes, a primeira vez em que Ursula apareceu emFriends . “Não lembro da história, mas lembro de pensar: ‘Ah, isso é malvado. Ela é má? Ela não parece ruim,’ e eles me explicaram: ‘Não, ela não é má, não precisa ser.’ Eu disse ‘ok’, mas Ursula era mesmo assim.”

+++ LEIA MAIS: Como as estrelas de Friends reagiram quando se viram pela primeira vez?

“Não sei como Danny Jacobson, ou quem quer que seja que cuidava de Mad About You, se sentiu na época, com essa pessoa malvada no programa. Inicialmente, era só para eu continuar nos dois programas… Mas, de repente, eles tinham a Ursula!”

+++ A PLAYLIST DO SCALENE