Prêmio Nobel: Bob Dylan, Marie Curie e 5 outros vencedores famosos da premiação [LISTA]

Nesta segunda, 4, começaram os anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel de 2021, que se juntarão a uma lista repleta de nomes famosos

Camilla Millan Publicado em 04/10/2021, às 10h02 - Atualizado em 07/10/2021, às 13h57

None
Montagem de Marie Curie (Wikimedia Commons/Henri Manuel ) e Bob Dylan (Chris Pizzello/AP)

O Prêmio Nobel é uma das premiações mais importantes da atualidade, com homenagens a diversas pessoas que se destacam por descobertas ou contribuições em algumas áreas do conhecimento. Nesta segunda, 4, os vencedores de 2021 começaram a ser anunciados, juntando-se a uma lista repleta de nomes conhecidos, como Bob Dylan, Marie Curie e Nelson Mandela.

A premiação concede destaque a nomes das áreas da medicina, física, química, literatura e economia (a última categoria, contudo, não está ligada à criação do prêmio). Além disso, a cerimônia também abrange a categoria da “paz”, referente às pessoas que "fizeram o melhor trabalho pela fraternidade entre nações, abolição ou redução de exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz."

PRÊMIO NOBEL REPRODUÇÃO
+++LEIA MAIS: Ganhadores do Nobel assinam carta para alertar sobre ataques de Bolsonaro à ciência

Realizado desde 1901, o Prêmio Nobel concedeu a conhecidas personalidades o título de vencedores das respectivas categorias. Para marcar o início da edição de 2021 da cerimônia, a Rolling Stone Brasil listou alguns dos ganhadores famosos da premiação; confira:

Nelson Mandela

Em 1993, Nelson Mandela recebeu o Nobel da Paz. Ativista e líder político, o sul-africano ficou conhecido mundialmente pela luta contra o regime de segregação racial chamado Apartheid e adotado entre 1948 e 1994 no país. Considerado um “terrorista” pelos críticos e oposição, Mandela foi preso três vezes e permaneceu 27 anos em cárcere.

+++LEIA MAIS: 5 motivos que provam por que padre Júlio Lancellotti merece um Prêmio Nobel [LISTA]


Marie Curie

Pelos estudos sobre radiação, Marie Curie recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1903 com seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel, tornando-se a primeira mulher a receber o prêmio. Em 1991, recebeu o Nobel de Química pelas pesquisas sobre os elementos rádio e polônio, e foi a primeira pessoa a receber prêmios em categorias diferentes.


Albert Einstein

Famoso físico teórico alemão, Albert Einsten é considerado um dos pilares da física moderna, tendo elaborado a teoria da relatividade, fórmula de equivalência massa-energia e mais. Em 1921, recebeu o Nobel de Física pela descoberta da lei do efeito fotoelétrico, essencial para a teoria quântica.

+++LEIA MAIS: John Lennon teria ganhado Nobel da paz se estivesse vivo, acredita Elton John


Martin Luther King Jr.

Ativista dos direitos civis e líder pacifista, Martin Luther King Jr. é considerado uma das mais importantes figuras de luta pela liberdade e igualdade, praticada até o dia do seu assassinato em abril de 1968. Poucos anos antes, em 1964, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate pacífico contra a desigualdade racial.


Bob Dylan

O cantor e compositor americano, Bob Dylan também é poeta e lançou diversas obras. Elogiado internacionalmente pela lírica de suas canções, o artista recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2016 por “criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana”, além de ser uma “profunda influência” na música contemporânea.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Bob Dylan (@bobdylan)

 

+++LEIA MAIS: 80 Anos de Bob Dylan: 8 curiosidades sobre o cantor que nem todo fã sabe


Malala Yousafzai

Paquistanesa, Malala Yousafzai é conhecida pela luta dos direitos das crianças e das mulheres, além do acesso à educação. A ativista, inclusive, sofreu um atentado por denunciar como o grupo talibã retira direitos humanos de meninas ao proibir a ida à escola. Em 2014, tornou-se a pessoa mais jovem a ser premiada ao receber o Nobel da Paz.


Gabriel Garcia Marquez

Conhecido por obras como Cem anos de solidão e O amor nos tempos do cólera, o escritor colombiano é considerado um dos mais importantes do século 20, além de um dos autores latino-americanos mais relevantes da história. Em 1982, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra.

+++LEIA MAIS: Toni Morrison, primeira negra a ganhar o Prêmio Nobel, morre aos 88 anos


Prêmio Nobel 2021

Na segunda, 4, a Academia Real das Ciências da Suécia começou a anunciar os vencedores do Prêmio Nobel 2021, divulgado entre os dias 4 e 11 de outubro. O trabalho de David Julius e Ardem Patapoutian sobre receptores de temperatura e toque foi considerado como o mais importante em Medicina ou Fisiologia (via G1) em 4 de outubro. 

O Prêmio Nobel de Física foi divulgado nesta terça, 5 de outubro. Os vencedores são Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, responsáveis por um modelo físico do clima da Terra que possibilita quantificar a variabilidade e prever com segurança o aquecimento global.

+++LEIA MAIS: Prêmio Nobel: Quem foi Alfred Nobel, criador da premiação?

No Prêmio Nobel de Química, Benjamin List e David W.C. MacMillan ganharam levaram pela organocatálise, nova ferramenta para construção de moléculas. O romancista tanzaniano Abdulrazak Gurnah também entra para a lista de vencedores de 2021 na categoria literatura.