Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Primeira namorada de Freddie Mercury conta como percebeu que o cantor era gay

Rose Pearson foi namorada de Freddie Mercury antes de Mary Austin, com quem o astro namorou de 1970 a 1976

Redação Publicado em 31/03/2021, às 10h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury (Foto: Gill Allen / AP)
Freddie Mercury (Foto: Gill Allen / AP)

Rose Pearson, primeira namorada de Freddie Mercury, vocalista do Queen, revelou que percebeu que o cantor era gay quando os dois ainda estavam juntos. A descoberta foi feita durante uma visita a um museu em Londres. 

No documentário A Life in 10 Pictures, exibido no canal britânico de TV BBC, Rose Pearson disse que Freddie Mercury ficou "encantado" ao ver fotos de homens nus praticando luta greco-romana na exposição do fotógrafo Eadweard Muybridge, informa o site Daily Star.

+++LEIA MAIS: Freddie Mercury não falava com integrantes do Queen no Rock in Rio [FLASHBACK]

"Fomos ao museu Victoria & Albert para ver as fotos do Eadweard Muybridge de homens nus lutando. Então, eu o vi encantado de uma maneira que ia além de sua apreciação pela arte. Depois, fomos ao cinema assistir a um filme do Ken Russell e ele ainda estava embasbacado com as fotos de luta. Ele queria ter ficado e visto a coisa toda outra vez", disse Pearson sobre Freddie Mercury

"O meu sangue gelou. Não porque estávamos em um filme ruim, mas por causa das consequências daquilo tudo", relembra a ex-namorada do cantor. 

Para Rose Pearson, aquele momento foi "o ponto de virada" para ela. "Eu sabia que não éramos as pessoas certas um para o outro e ele já queria desesperadamente um relacionamento com outro homem. Eu não podia suportar aquilo", disse.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Depois do término com Pearson, Freddie Mercury namorou Mary Austin de 1970 a 1976, e a creditou como inspiração pela canção "Love of My Life". Após sua morte em 1991, o astro deixou para Mary a sua mansão em Londres, assim como a detenção de todos os direitos autorais de sua discografia, que continua a render anualmente milhões de libras para ela. 

+++LEIA MAIS: Jon Bon Jovi viu Freddie Mercury e David Bowie gravarem ‘Under Pressure’: 'Ninguém acredita'

Entre 1985 e 1991, Freddie Mercury teve um relacionamento com o cabeleireiro Jim Hutton.


+++ KANT | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

++++MAIS SOBRE QUEEN: 4 curiosidades sobre 'I Want To Break Free'

Inspiração

Apesar de ser associada a Freddie Mercury e orientação sexual dele por causa do tema de libertação, a canção foi escrita pelo tímido baixista  John Deacon para o disco The Works, lançado em 1984. 

Vale também destacar que a ideia para o clipe da canção, em que os integrantes aparecem vestidos de mulheres e realizam tarefas domésticas, surgiu do baterista Roger Taylor e foi idealizada para ser uma paródia da série Coronation Street, segundo o El País

+++ LEIA MAIS: John Deacon discordou de Freddie Mercury no lançamento de Bohemian Rhapsody


Polêmica nos EUA 

O clipe não foi bem recebido nos Estados Unidos. A MTV, por exemplo, proibiu a exibição do vídeo, o que afetou o desempenho da canção nas paradas norte-americanas.  

"Eu lembro de estar na turnê de divulgação no centro-oeste dos Estados Unidos e as caras das pessoas ficaram pálidas. E eles disseram: "Não, nós não podemos tocar isso. Nós não podemos tocar isso. Você sabe, parece homossexual", disse Brian May ao NPR.

+++LEIA MAIS: Brian May acredita que Freddie Mercury não teria largados os palcos nem na velhice


Repercussão no Brasil 

Segundo o site Showbiz CheatSheet, o clipe da música também gerou polêmicas no Brasil e, durante um show da banda no país, um fã decidiu jogar pedras em Mercury. Contudo, o site não especifica o local exato ou a data do acontecimento. 


Bohemian Rhapsody 

As controvérsias continuaram com o lançamento da cinebiografia Bohemian Rhapsody, em 2018. De acordo com a NME, usuários do Twitter relataram que a Malásia retirou cenas relacionadas à orientação sexual de Mercury, como a gravação do clipe de "I Want To Break Free".

+++ LEIA MAIS: Por que motivo bizarro Freddie Mercury, Elton John e Rod Stewart nunca fizeram uma parceria?

Segundo uma atualização do Ultimate Classic Rock, o Malaysia's Golden Screen Cinemas negou a edição e retirada de 20 minutos do filme, como tinha sido relatado. Na nota, a companhia disse que havia uma diferença de apenas três minutos da versão original.