Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Primeiro Obi-Wan, Alec Guinness odiava as falas dele em Star Wars e não sabia o nome de Harrison Ford; conheça a história

O ator inglês era o mais famoso do elenco e achava a aventura sci-fi 'lixo de conto de fadas que poderia ser interessante'

Redação Publicado em 13/09/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alec Guinness como Obi-Wan Kenobi (foto: reprodução/ Lucasfilm)
Alec Guinness como Obi-Wan Kenobi (foto: reprodução/ Lucasfilm)

Por mais que seja uma lenda do cinema hoje, Star Wars: Uma Nova Esperança (1977) não era um filme com um grande elenco no lançamento. De longe, o maior nome envolvido na produção era Alec Guinness, que viveu Obi-Wan. E o ator inglês tinha muitas ressalvas e desgostos comStar Wars, a ponto de nem lembrar direito o nome dos colegas.

As histórias sobre o desprezo inicial de Guinness com a aventura sci-fi de George Lucas vieram à tona graças as várias cartas escritas por ele e divulgadas após a morte na biografia do astro (via Cheatsheet)

+++LEIA MAIS: Star Wars revelou que Yoda sabia que os clones se voltariam contra os Jedi; entenda

Em cartas trocadas com a amiga pessoal Anne Kaufman, Guinness começou por errar o nome de George Lucas: "Ofereceram-me um filme (20th Cent.Fox) que posso aceitar, se eles trouxerem dinheiro o suficiente”, disse Guinness. “[Será filmado em] Londres e Norte da África, começando em meados de março. Ficção científica - o que me deixa duvidoso - mas será dirigido por Paul Lucas, que fez American Graffiti, o que me faz sentir que deveria. Grande papel. Uma porcaria de conto de fadas, mas pode ser interessante, talvez.”

Apesar de errar o nome do cineasta que o queria, Guinness elogiou o trabalho de Lucas. Porém, em outra carta, fala de forma ainda mais debochada do colega Harrison Ford, além de reclamar das falas dele como Obi-Wan.

+++LEIA MAIS: John Boyega defende trabalho de J.J. Abrams em A Ascensão Skywalker

“Novos diálogos idiotas me alcançam todos os dias em maços de papel rosa - e nada disso torna meu personagem claro ou mesmo suportável”, escreveu Guinness. “Devo ir para o estúdio e trabalhar com... Mark Hamill e Tennyson (isso não pode estar certo) Ford. Ellison (? - Não!) - bem, um jovem esguio e lânguido que provavelmente é inteligente e divertido. Mas, oh, Deus, Deus, eles me fazem sentir com noventa anos - e me tratam como se eu tivesse 106. - Oh, Harrison Ford - já ouviu falar dele? ”

Ford é agora um dos atores mais icônicos vivos, tendo aparecido em Star Wars, na franquia Indiana Jones, Blade Runner, Apocalypse Now e muitos outros filmes populares. Por causa disso, é difícil imaginar que alguém pudesse errar o nome, principalmente alguém que trabalhou com ele. Mas, na época, ainda era um ator estreante.

+++LEIA MAIS: Tudo o que queremos muito jogar na expansão de Star Wars para The Sims 4

No entanto, a experiência de AlecGuinness comStar Wars não foi totalmente negativa. De acordo com o Cinema Blend, Guinness gostou muito de assistir ao filme nos cinemas. Talvez o “lixo de contos de fadas” tenha funcionado afinal.


+++ DESAFIO! FREJAT ESCOLHE OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO