Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Primeiro single de Elvis Presley completa 60 anos neste sábado, 19

Disco tinha “That’s All Right (Mama)” no lado A e “Blue Moon of Kentucky” no verso

Paulo Cavalcanti Publicado em 19/07/2014, às 15h11 - Atualizado às 17h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Single Elvis - Reprodução
Single Elvis - Reprodução

No dia 19 de julho de 1954 era lançado pela Sun Records, gravadora independente de Memphis, o primeiro single de Elvis Presley, contendo as músicas de “That’s All Right (Mama)”, no lado A, e “Blue Moon of Kentucky”, no verso (ouça abaixo). O disco mudou a história da música popular e deu inicio à carreira do Rei do Rock.

Galeria: o lado gospel de Elvis Presley.

Elvis tinha gravado as canções no dia 5 de julho daquele ano. Porém, antes mesmo de Elvis pisar na Sun Records, o estúdio localizado na 706 Union Avenue já era conhecido pelas gravações de blues, R&B, country e folk. O proprietário e produtor Sam Philips enxergava longe: queria dar vez para quem estivesse fora do mainstream, especialmente artistas negros. O estúdio de Sam Philips era cobiçado por vários motivos. Memphis era parada lógica para quem transitava pelo sul dos Estados Unidos - era cômodo gravar lá. O uso de eco e reverberação e excelente qualidade sonora dos discos da Sun saltavam aos ouvidos. Sem recursos para lançar os discos por conta própria, Phillips licenciava o material para outros selos, especialmente os do norte do país. O produtor, por exemplo, gravou em 1951 “Rocket 88” com o cantor e saxofonista Jackie Brenston, acompanhado pela banda de Ike Turner, considerado um dos primeiros discos de rock. O material foi licenciado para a Chess, de Chicago. As maravilhas sonoras criadas por Sam Phillips começaram se espalhar pelos Estados Unidos. B.B. King, Rufus Thomas e Howlin’ Wolf foram algumas das lendas do blues que gravaram na Sun, no começo dos anos 50.

Dia do Rock: a evolução do gênero em onze passos.

Elvis conhecia bem os discos que saíam da Sun. A romântica e pouco confiável teoria era que ele queria fazer uma gravação para dar de presente para sua mãe. Existiam outros meios mais fáceis, rápidos e baratos para registrar a própria voz. Elvis não precisava entrar em um estúdio de verdade para fazer isso. Ele queria mesmo ouvir a própria voz gravada em um ambiente profissional como o da cobiçada Sun Records. Se nesse processo ele fosse “descoberto” pelo dono do local, melhor ainda.

Músicos que interpretaram músicos em filmes e séries: Elvis Presley

O aspirante a cantor pisou na Sun pela primeira vez em agosto de 1953 para registrar em um acetato particular as canções “My Happiness” e That's When Your Heartaches Begin". No dia 4 de janeiro do ano seguinte, retornou à gravadora para fazer outro acetato, desta vez com "I'll Never Stand In Your Way" e "It Wouldn't Be the Same Without You”. Mesmo sem nenhuma produção e com Elvis acompanhado apenas do violão rudimentar, já era possível sentir nessas quatro gravações (todas elas, baladas) um futuro astro. E foi exatamente isto que Sam Philips percebeu quando ouviu as gravações - isso depois de muita insistência de sua secretária, Marion Keisker.

A carreira de Elvis Presley em fotos.

Apesar de alguns puristas ainda insistirem na ideia de que os brancos usaram a música negra com fins de exploração, basta colocar lado a lado as gravações de “That’s All Right (Mama)” feita por Elvis e por seu autor e intérprete original, Arthur “Big Boy” Crudup, para ver que essa teoria simplesmente “não cola”. Naturalmente, a versão de Crudup, que ele registrou originalmente em 1946 pela RCA (ironicamente, a futura gravadora de Elvis), é ótima, mas em nada lembra o clima de celebração e o frescor que foi alcançado por Elvis, Scotty Moore e Bill Black. O vocal de Elvis é livre e sem esforço, enquanto a interpretação de Crudup é um típico lamento do blues. Com Elvis e músicos, tudo flui. Elvis, Scotty e Bill imprimem a dinâmica da música country a uma estrutura típica de blues.

Os cabelos mais icônicos do mundo da música.

Para o lado B, Elvis e trupe aplicaram a mesma equação. “Blue Moon of Kentucky”, era originalmente de Bill Monroe, o pai do bluegrass (o som das montanhas, considerado um dos gêneros musicais mais puros dos Estados Unidos). Uma das principais características do bluegrass é o chamado “high lonesome”, o vocal agudo e cortante. Elvis abandonou os maneirismos regionais da canção e não seguiu o original de Monroe de forma alguma. Se em “That’s All Right (Mama)” ele transformou um blues em country, em “Blue Moon of Kentucky” fez o contrário. A canção caipira ganhou uma cadência de blues acelerado. Quando o disco saiu, há exatos 60 anos, ninguém mais poderia dizer o que era blues, o que era country - mas hoje uma coisa é certa: a mistura intuitiva feita por Elvis já indicava o que, em termos mercadológicos, seria chamado de rock and roll. Elvis nunca se esqueceu de “That’s All Right (Mama)” e resgatou a canção no especial de TV que fez em 1968, conhecido como Comeback Special. E ele interpretou a canção regularmente durante toda a década de 70. Recentemente, o selo inglês Not Now Music relançou o single em vinil, em edição limitada (vide imagem).

20 passos de dança, graças e gestos icônicos de astros do rock e do pop transformados em GIFs.