Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Primeiro single do disco póstumo de Chuck Berry é divulgado; ouça “Big Boys”

Também foi revelada a tracklist de Chuck, que está previsto para o dia 16 de junho

Rolling Stone EUA Publicado em 22/03/2017, às 10h47 - Atualizado às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chuck Berry - Press Association/AP
Chuck Berry - Press Association/AP

Com a ajuda da família, Chuck Berry finalizou Chuck, o primeiro disco da carreira desde Rock It, de 1979, antes da morte dele no último sábado, 18. (O álbum está previsto para ser lançado no dia 16 de junho, apesar de a família ter divulgado o primeiro single, “Big Boys”, que conta com a participação de Tom Morello e Nathaniel Rateliff, nesta quarta, 22.) Composto por material gravado entre 1991 e 2014, as faixas têm os elementos que Berry inventou nos anos 1950: blues rápido, guitarras de 12 cordas e jogos de palavras inteligentes. “Lady B. Goode” é uma sequência de “Johnny B. Goode” e “Jamaica Moon” é uma reescrita de “Havana Moon”. (Em 2001, Berry disse que estava relançando a música porque achava que “Havana Moon” não havia sido um sucesso graças a “Fidel Castro e toda a coisa de comunismo e Cuba”.)

LEIA TAMBÉM

Morre Chuck Berry aos 90 anos

Dez grandes canções de Chuck Berry

[Lista] Os 100 maiores guitarristas de todos os tempos

Mas o disco também é estranhamente reflexivo para Berry. Em um comunicado no ano passado, ele dedicou Chuck à Themetta “Toddy” Berry, a esposa dele há 68 anos: “Minha querida, estou envelhecendo! Eu trabalhei nesse disco por muito tempo. Agora posso pendurar as chuteiras!” Ele canta sobre ela em “Wonderful Woman”. Com elementos de gospel, “Darlin’” é uma carta de amor à filha Ingrid sobre o que esperar da terceira idade. (“Aquela música quase fez a minha mãe chorar”, disse o filho dele, Charles Berry Jr., que toca guitarra em várias das faixas.) Em “Dutchman”, Berry vai parar em um bar e conta aos clientes a história dele: "I used to be an artist/ Not one who sits and fiddles out on the curb/ In my day and time, my music was considered superb”.

Algumas dessas músicas são datadas dos anos 1980. Depois de lançar Rock It, Berry voltou a atenção às turnês. “Ele sempre tinha um bloco de papel e caneta com ele”, diz Jimmy Marsala, o baixista frequente de Berry desde o início da década de 1970. “Nos aviões, quando estávamos indo a algum lugar, ele estava escrevendo. E ele sempre estava mudando as letras constantemente.” Berry gravou no Berry Park, nos arredores de St. Louis, mas um incêndio em 1989 destruiu as gravações. “O estúdio pegou fogo inteiro – ele perdeu 20 anos de música”, diz Charles Jr. “Meu pai estava determinado a recriar o máximo possível.”

Ouça “Big Boys” e veja a tracklist de Chuck abaixo.

Tracklist de Chuck

1 - "Wonderful Woman"

2 - "Big Boys"

3 - "You Go To My Head"

4 - "3/4 Time (Enchiladas)"

5 - "Darlin'"

6 - "Lady B. Goode"

7 - "She Still Loves You"

8 - "Jamaica Moon"

9 - "Dutchman"

10 - "Eyes Of Man"