Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Prodígio britânico, Jacob Collier apresenta sua banda de um menino só no Brasil

Jovem de 20 anos é atração do festival Mimo nesta sexta-feira, 2, em Paraty

Lucas Borges Publicado em 02/10/2015, às 13h37 - Atualizado às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jacob Collier - Lionel Flusin
Jacob Collier - Lionel Flusin

Jacob Collier tem apenas 20 anos e não precisa de mais ninguém ao seu lado no palco para criar um som que atraiu atenção, entre muitos outros, do cultuado Quincy Jones, ex-produtor de Michael Jackson.

Sucesso da internet a partir de vídeos em que aparece tocando múltiplos instrumentos e fazendo variados tons de voz para clássicos da música contemporânea, o fenômeno britânico provará seu talento para os brasileiros nesta sexta-feira, 2, em apresentação gratuita na cidade de Paraty.

Dez prodígios da arte e do entretenimento que chegaram muito longe muito cedo.

Collier é um dos convidados do British Council (Conselho Britânico) e do festival Mimo. Além das estripulias enormemente prestigiadas pelo YouTube – um clipe de uma cover de “Don't You Worry 'Bout A Thing”, de Stevie Wonder, já rendeu mais de um milhão de visitas –, o jovem artista tem no currículo estudos na Royal Academy of Music de Londres e uma aparição na edição deste ano do Montreux Jazz Festival, na Suíça. Lá, se apresentou no mesmo dia que em Herbie Hancock e Chick Corea ("Seu trabalho é incrível", disse Hancock sobre o garoto).

Assista ao vídeo de “Don't You Worry 'Bout A Thing”:

Junto à afinadíssima voz, ele costuma presentear o público com performances no piano, bateria, guitarra, baixo, percussão e violoncelo. As raízes brasileira, afirma o próprio Collier à Rolling Stone Brasil, fazem parte do seu arcabouço artístico. “Hermeto Pascoal sempre foi um herói para mim, assim como Boca Livre e Ivan Lins. Tem tanta música boa para descobrir no Brasil! Espero experimentar o máximo que puder enquanto estiver no país”.

Veja clipe de Collier ao vivo:

Jacob Collier @ London Jazz Festival, November 20th

Playing EFG London Jazz Festival with the solo show headlining with Terence Blanchard at the Barbican Centre November 20th! Book now ? http://www.efglondonjazzfestival.org.uk/events/series/jacob

Posted by Jacob Collier on Sexta, 7 de agosto de 2015

Ser o menino de uma banda só, diz ele, é “absolutamente excitante”, mas não é um caminho único para a carreira. “Tocar com outros alimenta a música que se faz sozinho e vice-versa. Eu também tenho uma banda. Quando você toca só, aprende a entender as diferentes camadas da criação para você mesmo, o que torna a experiência de tocar em conjunto ainda mais plena”.

Collier, que se prepara para lançar o primeiro álbum da carreira, produzido por Quincy Jones, tampouco fica preso a uma só tendência. “Jazz é um dos guarda-chuvas mais largos da música, já que pode abraçar elementos de quase todos os gêneros imagináveis. Música hoje em dia é sobre reunir diferentes ideias e misturá-las com sons novos. Acho que as paredes entre diferentes estilos estão caindo”.