Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Produtor dos Beatles, George Martin morre aos 90 anos

“Muito obrigado por todo seu amor e bondade”, escreveu Ringo Starr no Twitter, ao dar a notícia

Rolling Stone EUA Publicado em 09/03/2016, às 10h16 - Atualizado às 10h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Martin, lendário produtor dos Beatles - Barry Batchelor/AP
George Martin, lendário produtor dos Beatles - Barry Batchelor/AP

George Martin, homem que produziu a maioria do catálogo clássico dos Beatles, morreu aos 90 anos de idade. A causa ainda não foi divulgada publicamente.

Ex-baterista dos Beatles, Ringo Starr deu a notícia no Twitter. “Deus abençoe George Martin”, escreveu ele, na noite da última terça, 8. “Paz e amor a Judy e sua família, amor Ringo e Barbara. Sentiremos falta de George”. Em outra publicação, acompanhada de uma foto de Martin com os Beatles, Starr escreveu: “Muito obrigado por todo seu amor e bondade.”

Horas depois, o outro integrante remanescente dos Beatles, Paul McCartney, foi ao Twitter e publicou um comunicado sobre a morte de George. “O mundo perdeu um homem verdadeiramente grande”, escreveu o baixista e vocalista.

Ao longo das décadas, as pessoas muitas foram chamadas de “o quinto Beatle”. Mas a única pessoa que pode definitivamente pegar esse título é Martin. O produtor não apenas assinou o primeiro contrato de gravadora dos Beatles em 1962, mas passou a trabalhar com ele extensivamente, participando de quase tudo que eles gravaram nos oito anos seguintes – de “Love Me Do” ao fim com Abbey Road.

“George Martin nos fez ser o que éramos no estúdio”, disse John Lennon em 1971. “Ele nos ajudou a desenvolver uma linguagem para se comunicar com outros músicos.”

Nascido em janeiro de 1926, em Highbury (Londres, Inglaterra), Martin começou a tocar piano quando jovem e, depois de se juntar ao exército e trabalhar no departamento de música clássica da BBC, mudou-se para a gravadora EMI.

Ele encontrou os Beatles em 1962. Na época, eles eram cultuados em partes da Inglaterra, mas pouco sucesso em conseguir um contrato para gravar. O empresário do quarteto, Brian Epstein, abordou o produtor, então na EMI, e fez ele concordar em escutar uma fita demo do grupo.

Martin e os Beatles trabalharam juntos em Please Please Me (1963), (1964), Help! (1965), e Rubber Soul (1965), Revolver (1966), Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e Magical Mystery Tour (1967), Yellow Submarine (1968), The Beatles (o White Album de 1968) e Abbey Road (1969).

Comandado por Phil Spector, Let it Be (1970), gravado antes, mas lançado um ano depois de Abbey Road, foi o único álbum dos Beatles não produzido por Martin.

Nos anos seguintes, ele continuou a trabalhar nos projetos solo de ex-Beatles, incluindo o hit “Live and Let Die”, de Paul McCartney, e os discos dele do começo dos anos 1980: Tug of War, Pipes of Peace e Give My Regards to Broad Street. De Starr, ele produziu o álbum Sentimental Journey, de 1970.

O nome de Martin será sempre ligado aos Beatles, mas ele também produziu discos de Gerry and the Pacemakers, Kenny Rogers, Cheap Trick, Jeff Beck e Celine Dion, entre outros. Seu trabalho inclui a “nova” versão de “Candle in the Wind”, de Elton John, feita parar honrar a Princesa Diana. A canção foi um dos singles mais vendidos de todos os tempos.

A produção de Martin começou a diminuir consideravelmente na segunda metade dos anos 1990, conforme a audição dele ia se deteriorando. A esta altura, ele começou a ter assistência do filho, Giles Martin (junto a ele na foto abaixo). Eles trabalharam juntos no projeto Love, mixando músicas dos Beatles e deixando-as novas.

Em 2011, Martin falou sobre a relação dele com os Beatles . “Acho que eles eram tão bons que estarão conosco com gerações, ao longo do próximo século”, disse ele. “Eles eram grandes músicos e grandes compositores, como Gershwin ou Rodgers e Hammerstein. Eles estão na história e os Beatles estão na história também. Eles estarão lá em 100 anos também. Mas eu não.”