Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Manifestantes usam símbolo de Jogos Vorazes contra golpe militar na Tailândia

Segundo o jornal Bangkok Post, o gesto com três dedos erguidos representa “liberdade, igualdade e fraternidade”, lemas da Revolução Francesa

Redação Publicado em 02/06/2014, às 20h11 - Atualizado em 09/06/2014, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogos Vorazes - Sakchai Lalit/AP
Jogos Vorazes - Sakchai Lalit/AP

Alguns manifestantes protestando o golpe militar na Tailândia estão sendo presos por fazer o símbolo usado pelos protagonistas da série de filmes Jogos Vorazes. A indicação de três dedos, difundida pela personagem Katniss Everdeen (interpretada por Jennifer Lawrence), está sendo usada por manifestantes de todas as idades, principalmente na capital Bangcoc, segundo informou o Bangkok Post.

Jogos Vorazes ganhará exposição itinerante em 2015.

O Conselho Nacional pela Paz e Ordem (National Council for Peace and Order, NCPO), que instaurou o regime militar no último dia 22 de maio, está considerando prender as pessoas que fizerem o gesto no país. “[O NCPO] deve olhar as intenções deles, o que eles querem comunicar e as circunstâncias que envolvem”, disse o coronel Winthai. De acordo com o Bangkok Post, os militares estão tentando negociar com os protestantes, mas não refutam a ideia de prendê-los, se necessário.

O símbolo é usado na ficção como forma de identificação entre os personagens que discordam do regime de governo e têm esperança de mudá-lo. Na Tailândia, os manifestantes adotam a mão direita levantada com três dedos como representação do lema da Revolução Francesa, de “liberdade, igualdade e fraternidade”.

O terceiro filme da saga de Jogos Vorazes chega aos cinemas no dia 21 de novembro deste ano. Já Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2 estreia no final de 2015.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!